PRO Piauí-formação estratégica é discutida entre secretarias

Formação

18.02.2021

A formação estratégica foi tema de uma série de reuniões na manhã desta quarta-feira, 18, entre as Secretarias de Estado da Educação, Assistência Social, Cultura e Esporte. A ação é um dos eixos do PRO Piauí Educação e, com orientações do Governador Wellington Dias, pretende promover e acelerar o desenvolvimento do estado em vários campos nos próximos anos, através de formações específicas para alunos da rede e a comunidade em geral. 

As reuniões foram comandadas pelo secretário da Educação, Ellen Gera, que ouviu as propostas com sua equipe técnica sobre a viabilidade de projetos e incremento de ações já em andamento na SEDUC. As formações estratégicas pretendem atender áreas sociais, esportivas e de formação cultural. "Já temos projetos concretos, mas alguns que serão construídos a muitas mãos. As reuniões de hoje tiveram o objetivo de apresentar cada uma dessas propostas à nossa equipe para entendermos o que pode ser feito para a efetiva implementação", disse o secretário. 

Todas as reuniões tiveram a presença de técnicos da SEDUC e da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), que é parceria da SEDUC no diagnóstico e construção de projetos de reformas e construções de espaços educacionais. 

A primeira reunião foi com o secretário da Assistência Social, Zé Santana; e a coordenadora da Pastoral do Povo de Rua de Teresina, Hercíia Amorim. Durante o encontro foram apresentadas ações desenvolvidas com a população de rua e a proposta de construção de uma escola de formação de cuidador social. Além disso, foi discutida a construção de um centro de formação voltado aos menores atendidos pelo Centro Educacional Masculino (CEM). 

Já no segundo momento, o Secretário da Cultura, Fábio Novo, apresentou projetos para criação de uma escola de áudio visual, um museu do sertão para aprofundamento de conhecimentos históricos e geográficos e um museu da independência em Campo Maior. 

 

Finalizando a manhã, o presidente da Fundação de Esportes do Piauí (FUNDESPI), Clemilton Luiz Queiroz, apresentou a proposta para a construção de Centro de Qualificação do Desporto no estádio Albertão. O objetivo seria atendar alunos e tornar o local um espaço de formação dos professores da rede de  ensino.