Portal Estude em Casa de consolida como plataforma de estudos em tempo de distanciamento social

Sergipe

26.06.2020

O Portal Estude em Casa, hospedado no endereço https://seduc.se.gov.br/estudeemcasa/, é um projeto coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED) e desenvolvido pela Coordenadoria de Informática (SergipeTec/Codin) e Assessoria de Comunicação (Ascom), lançado em 20 abril deste ano, diante do contexto de distanciamento social.

Com base na Portaria nº 1638/2020, que instituiu as Atividades Pedagógicas Complementares em regime especial temporário, não presencial e não obrigatório, o portal serve como suporte para a manutenção da rotina de estudos dos alunos da rede estadual.

Entretanto, com a publicação da Portaria nº 2235/2020/Seduc, que regulamenta as atividades escolares não presenciais como cômputo da carga horária anual, o portal ganha ainda mais relevância para os estudantes, e também para os professores da rede estadual, visto que atualmente ele é um acervo de conteúdo significativamente diversificado e consistente. O Portal Estude em Casa apresenta conteúdos e materiais pedagógicos digitais, organizados para atendimento aos três públicos: estudantes, professores e pais/responsáveis.

“O Portal Estude em Casa é a prova de que, nas dificuldades e nas excepcionalidades, encontramos alternativas para reinventar estratégias e ações que contemplem o atendimento da Educação na sua universalidade, sem esquecer que as famílias são importantíssimas no processo do desenvolvimento educacional dos seus filhos”, destaca a diretora do DED, Ana Lúcia Lima. Segundo ela, esse é o movimento da grande equipe da Seduc que pensou em todos os detalhes para o atendimento a cada segmento da comunidade escolar.

O Portal Estude em Casa apresenta um vasto acervo de conteúdos estratégicos que servirá para auxiliar a aprendizagem dos estudantes. “Nós queremos que eles tenham uma programação voltada à aprendizagem. Com muita dedicação, talento e criatividade, os professores poderão utilizar o Portal e promover atividades curriculares para os mais de 154.396 mil alunos da Rede Estadual de Ensino e demais estudantes de Sergipe. Convidamos a todos para navegar no Portal Estude em Casa”, finaliza.

A Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE) é responsável pela organização e disponibilização semanal no Portal, dos materiais produzidos e/ou selecionados pelos Serviços, Núcleos e Coordenadorias do Departamento de Educação, bem como pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE) e Assessoria de Articulação com os Municípios (ASCAM), e de outros setores internos da Seduc que disponibilizam links de videoaulas, atividades propostas para os estudantes, planos de aula, jogos educativos, sugestões de cursos de formação continuada, indicações de filmes e de leitura, além de orientações e dicas.

No portal, são veiculados semanalmente links de videoaulas por meio de parcerias estabelecidas com os estados do Amazonas e do Piauí, além de conteúdos produzidos em Sergipe por meio da estratégia Aulaflix.

As aulas para os anos finais do Ensino Fundamental e Médio, transmitidas pela TV Aperipê (canal 6.1), são fruto de uma parceria estabelecida entre o Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com o Governo do Estado do Amazonas. O conteúdo é semanalmente alimentado no portal para que os estudantes possam assistir nos municípios onde não há cobertura da TV ou no horário que seja mais conveniente. Também são disponibilizados links com videoaulas produzidas pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí, destinadas ao Ensino Médio e à Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O Aulaflix é uma estratégia voltada para a oferta de suporte pedagógico aos professores por meio da disponibilização de materiais pedagógicos, videoaulas, planos de aula e atividades para os alunos, objetivando o aperfeiçoamento do seu trabalho educacional e oferecendo apoio aos estudantes. A produção do material do Aulaflix contempla os objetos de conhecimento e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo de Sergipe. No portal, também podem ser encontrados materiais pedagógicos, a exemplo de atividades e e-books, bem como orientações voltadas para alunos da Educação Especial e pais/responsáveis.

Além de todo o suporte pedagógico já apresentado, os professores poderão contar com o apoio da Conecta Escola Digital, plataforma de apoio com variado repertório de conteúdos digitais. Também encontrarão no portal sugestões de cursos de formação continuada, recomendações de filmes, documentários e leitura.

Para Jason Reis, chefe da DITE e responsável por administrar o portal, as plataformas são importantes para apoiar os estudos, mas não substituem o papel do professor. Com a pandemia, essa ferramenta veio a se fortalecer, e acredita-se que não será mais possível voltar atrás quanto à utilização desses recursos na vida do estudante.

Novidades

Visando oferecer mais recursos para a implementação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais, a Seduc, por meio de parceria com a Fundação Lemann e o apoio da Sincroniza Educação, disponibiliza três plataformas de apoio ao ensino remoto: Trilhas Simplifica, AprendiZap e Luz do Saber.

Além disso, a parceria trouxe melhorias no portal, tornando-o mais intuitivo ao facilitar a navegação, além de trazer novas funcionalidades, visto que a partir dele próprio é possível compartilhar conteúdo por meio das redes sociais, e-mail e aplicativos de bate-papo. Também seráaberto no portal um canal de comunicação direto com a comunidade escolar, por meio de fale conosco. Nele, qualquer um poderá enviar dúvidas e sugestões.

Trilhas Simplifica

A Plataforma Simplifica traz trilhas de experiências pedagógicas para o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, organizadas com dois componentes curriculares a cada dia, cujas atividades têm um tema integrador que permeia as experiências pedagógicas daquela semana. Além de trazer uma forma interativa, designer inovador, perspectiva contextualizada de estudar, a plataforma tem orientações muito práticas de utilização das trilhas e pretende inspirar professores e professoras a construir percursos de aprendizagem com seus alunos.

AprendiZap

Ferramenta destinada a estudantesdos anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) apresentando conteúdos e exercícios criados por professores especialistas, organizados em trilhas semanais de estudos com todas as matérias de cada ano, cujo conteúdo está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Salienta-se que a plataforma também apresenta uma versão para professores com acesso a planos de aula.

Luz do Saber

A iniciativa Luz do Saber é um projeto do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica do Estado do Ceará, que tem por objetivo colaborar com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos processos de oralidade, leitura e escrita a partir do contato com os diversos gêneros orais, escritos e digitais. Trata-se de um portal educacional gratuito com atividades online, jogos e aplicações. Além disso, disponibiliza para download livros didáticos, alinhados com a BNCC, para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e materiais para orientações didáticas aos professores.

Trilhas Prosic

Outra novidade, mas genuinamente sergipana, veio por meio do Programa Estadual de Correção de Fluxo Sergipe na Idade Certa – PROSIC. Trata-se de atividades propostas em cadernos quinzenais que possibilitam intervenções pedagógicas para promover o avanço das aprendizagens dos estudantes do Ensino Fundamental. Essas atividades são uma produção genuinamente sergipana e ratificam a proposta de um currículo integrado, pois contempla uma compreensão global de um determinado tema e promove as maiores parcelas de interdisciplinaridades na construção dessas atividades, além de ressaltar a unidade que deve existir entre os diferentes componentes curriculares, a qual garanta uma aprendizagem mais significativa.

Explicaê

A parceria estabelecida com a plataforma Explicaê, iniciativa também sergipana, possibilita a oferta de forma online e gratuita de conteúdo didático para os estudantes matriculados no Ensino Médio da rede estadual. O material poderá ser acessado no portal Estude em Casa ou no aplicativo para smartphone “Explicaê”, disponível nos sistemas Android e IOS, com recursos que poderão ser utilizados no modo off-line. Está disponível para acesso videoaulas, apostilas e atividades.

Acesse o portal