Mato Grosso
07.11.2023Há quatro dias da segunda etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no domingo (12.11), o professor de matemática Rodolpho Lugato, da rede estadual de ensino, recomenda ao menos mais um dia de estudo consistente e planejado, revisando os principais conteúdos e resolvendo questões de provas anteriores.
“Outro ponto importante é saber quais são as habilidades exigidas para responder as questões de acordo com o que é esperado pelos avaliadores, lembrando que neste domingo serão feitas também as provas de Ciências da Natureza”, disse Lugato.
Segundo ele, o ponto de partida para resolver uma questão de matemática é a interpretação, principalmente no Enem em que as questões são contextualizadas, entender o enunciado é fundamental.
“Essa prova é a única entre todos os demais conteúdos que apresenta uma disciplina isolada, o que a torna o maior peso individual do concurso”, e vai além. “Apresentam enunciados contextualizados e cobram um conhecimento global do candidato”.
A prova de matemática é composta por questões de diferentes níveis de dificuldade e é obvio que quanto mais questões o candidato resolver sem chutar, melhor. Desta forma, para o professor, o ideal é fazer as questões mais fáceis primeiro. “Assim, o estudante assegurará que não deixará de acertar essas questões por não ter tido tempo de fazê-las”.
As questões, por serem contextualizadas, normalmente são muito extensas. Então, uma dica do educador é sublinhar as informações mais importantes, desta forma evita-se ler várias vezes a mesma questão. Já os gráficos, tabelas e infográficos aparecem com muita frequência na prova. Muitas vezes, a correta interpretação desses recursos é suficiente para acertar a questão.
Assim, antes de tirar conclusões precipitadas, ele recomendou que o candidato observe as grandezas envolvidas olhando os eixos, identificando as escalas e unidades usadas, vendo o título. “Tudo isso pode fazer uma grande diferença nesse tipo de questão”, alertou.
Como a prova possui muitas questões e pouco tempo para resolução, o aluno deverá, sempre que possível, simplificar os cálculos. Para ganhar minutos preciosos poderá, por exemplo, aplicar produtos notáveis em potenciações, fazer aproximações, estimativas e cálculo mental, substituir números muito grandes por potências de 10 e simplificar frações.
Por fim, Lugato observou que a prova de matemática no Enem é uma etapa fundamental nessa reta final para quem deseja ingressar no ensino superior. É preciso ter conhecimentos teóricos, habilidades de resolução de problemas e capacidade de aplicação das formulas no contexto real. “Com uma preparação adequada e dedicação aos estudos, é possível obter um bom desempenho nessa área do conhecimento e conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior”.
Nesta edição do Enem, mais de 30 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual se inscreveram.
A abertura dos portões será às 12h (horário de Brasília) e início das provas às 13h30. O término das provas será às 18h30. O candidato só poderá sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos de prova.
Rui Matos | Seduc-MT