Podcast auxilia inclusão social de estudantes estrangeiros na EE Estadual João Carlos Flores

Podcast

28.07.2021

Campo Grande (MS) - Em meio a pandemia da covid-19, as escolas tiveram de buscar meios que garantissem a continuidade das atividades escolares. Na Escola Estadual João Carlos Flores, unidade piloto no programa Novo Ensino Médio, a ferramenta usada para garantir o envolvimento discente nas atividades foi o podcast, que é um material em áudio, semelhante ao rádio.

A iniciativa partiu de Paulo Nicolau, professor de língua inglesa. A atividade mobilizou várias turmas, pois houve concurso para escolher o nome dado ao podcast. E em alusão ao nome da escola, João Carlos Flores, a comunidade escolar elegeu o "PodFlowers".

No ano anterior, 2020, o professor havia realizado um outro concurso para elegerem um mascote. A escolha foi pela Capiflowers, uma capivarinha uniformizada, combatendo o coronavírus, personagem essa que ilustra os podflowers.

A intenção do podcast é, além promover o engajamento dos estudantes, divulgar notícias sobre a escola, discutir temas sociais relevantes e promover a inclusão social, uma vez que a escola é conhecida pela recepção de estudantes imigrantes (principalmente haitianos, venezuelanos, sírios, paraguaios, bolivianos).

Ainda que pareça uma atividade simples, há todo o trabalho de planejar roteiros: eleger pautas, escrever as falas dos interlocutores, organizar as falas em arquivo único, inserir efeitos sonoros e, por fim, publicar. O podcast está disponível no link: https://soundcloud.com/podflowers-214828375/podflowers

Além do trabalho com podcasts, o professor Paulo Nicolau intenciona ainda desenvolver futuramente aulas de línguas estrangeiras com esses estudantes, de modo a proporcionar maior intercâmbio cultural.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS