Piauí realiza Seminário Gestão Pedagógica e Avaliação

Gestão e Avaliação

20.08.2019

Aproximadamente 600 pessoas lotaram a plateia no Seminário Estadual Gestão Pedagógica e Avaliação, promovido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Instituto Unibanco, nesta terça-feira (20), na Mansão Bliss, em Teresina.

As atividades iniciaram com a participação da gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo, que deu as boas vidas aos participantes e falou da importância do momento. 

"Hoje teremos um dia intenso de trabalho e a  Avaliação da Aprendizagem Escolar é um dos temas que serão abordados. Vamos falar um pouco sobre o que avaliamos, para que servem e como as avaliações podem contribuir para que possamos garantir que os jovens Piauiense cheguem ao Ensino Médio, aprendam e concluam a Educação Básica", explica.

Maria Júlia falou ainda que a avaliação da aprendizagem escolar é um conjunto de fases que se ordenam no processo de Ensino e Aprendizagem para direcionar à pratica pedagógica intencional, referenciada no diálogo entre as diretrizes curriculares emanadas pela Seduc do Piauí e o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, que observa a autonomia do padrão de qualidade de ensino.

O evento contou com a presença do secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera. "Os temas da programação do evento são, sem dúvida, os mais relevantes. Abrangem os tópicos mais importantes sobre gestão educacional", afirmou.

O secretário esclarece que o Seminário faz parte do trabalho do Circuito de Gestão do Jovem de Futuro. "Esse é o circuito de gestão que busca profissionalizar a gestão escolar da nossa rede estadual. Temos tido resultados crescentes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em todas as etapas e o circuito, em especial, trabalha com o Ensino Médio. O Piauí vem avançando de forma acelerada e é um dos três estados que tem a maior variação entre 2005 e 2017 no avanço do IDEB. Temos muito ainda por fazer, e por isso nossa parceria com o Instituto Unibanco continuará firme para que possamos ter, cada vez, mais ações que leve a melhora na qualidade na nossa educação pública estadual", garante.

Durante o Seminário o superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, falou sobre Gestão de Excelência com Equidade. "A orientação que o secretário Ellen Gera tem passado é aumentar não só a consistência das estratégias da educação do Piauí, mas sobretudo responsabilizar todos os gestores. Há reconhecimento inequívoco que o Piauí é um dos poucos estados que tem consistentemente aumentado a inclusão. A taxa de aprovação não para de crescer  e por consequência os jovens que entram no Ensino Médio aprendam mais que das geração anterior", afirma. 

Durante a tarde foi realizado um painel com o tema "O uso pedagógico das avaliações padronizadas -Uma ferramenta de apoio à gestão pedagógica", com palestra ministrada por Maria Júlia Azevedo.

Os professores Alexandro Rocha e Anadelia Santos fizeram apresentação de boas práticas em Língua Portuguesa e Matemática. O evento foi finalizado com o painel "Ações da dimensão pedagógicas da gestão - Mudar rotinas no cotidiano escolar", ministrado por César Nunes e Gabriel Toledo.

O Seminário Estadual Gestão Pedagógica e Avaliação foi transmitido ao vivo em todos os 900 pontos de Mediação Tecnológica do estado do Piauí pelo Canal Educação, plataforma da Seduc, e também pelo canal do Instituto Unibanco através do YouTube.