Parlamento do Futuro: 30 Estudantes Seduc são eleitos e participarão de jornada parlamentar em 2026

Piaui

09.12.2025

Mais de quatro mil Estudantes das Escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram, na sexta-feira (5), das eleições do Parlamento do Futuro, vivenciando pela primeira vez todas as etapas de um processo democrático. Trinta jovens foram eleitos e irão representar suas escolas em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa do Piauí, em fevereiro de 2026.

Do Partido Educação e Cultura, a Estudante Maria Karolinna Sales, eleita pelo Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lima Rebelo, de Parnaíba, falou sobre o processo democrático que participou.

“Foi gratificante receber a confiança dos outros estudantes e poder representá-los, sendo a voz da juventude na Alepi. O Parlamento do Futuro foi mais que uma simulação política, foi uma experiência que me aproximou da democracia e inspirou os jovens a participar da política”, destacou. 

A votação ocorreu em 21 Escolas Seduc, com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), garantindo uma simulação fiel ao processo eleitoral oficial. Ao longo das últimas semanas, os Estudantes participaram da elaboração de propostas, campanhas e debates, exercitando diálogo, argumentação e tomada coletiva de decisões.

Promovido pela Assembleia Legislativa do Piauí e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), o Parlamento do Futuro é uma iniciativa que reforça o compromisso com uma formação integral, aproximando os jovens das instituições políticas. A experiência incentiva o pensamento crítico, o engajamento social e o protagonismo estudantil, pilares fundamentais para a Educação de Tempo Integral implementada nas Escolas Seduc.

Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o projeto é uma grande aula de democracia. “Quando nossos Estudantes entendem, na prática, que a política é um instrumento de transformação social, nós fortalecemos o futuro do Piauí. Estamos construindo uma Educação com jovens protagonistas, que pensam no coletivo e desejam contribuir para uma sociedade melhor”, afirmou.

Os eleitos passarão, em 2026, por todas as etapas do exercício do mandato: serão diplomados no plenário do TRE-PI e tomarão posse na Assembleia Legislativa, onde terão acesso a gabinetes, sessões plenárias e equipes técnicas para elaboração de projetos de lei que reflitam os interesses e necessidades de suas comunidades escolares.

Com mais uma edição concluída, o Parlamento do Futuro reforça o papel das Escolas Seduc como espaços de participação e formação cidadã, preparando jovens para atuarem com responsabilidade, liderança e consciência social no presente e no futuro.