Paraná
30.07.2024Nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) recebeu a visita de uma comitiva de cerca de dez diretores regionais de educação da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) de Sergipe, que nesta semana, vêm ao Paraná com o objetivo de conhecerem a realidade nas escolas da rede estadual. A visita está focada na compreensão do sistema educacional do Estado, com ênfase na gestão das escolas, alfabetização dos estudantes, controle de frequência e acompanhamento do cotidiano em algumas escolas e núcleos regionais.
Composta por educadores e servidores da rede estadual do estado sergipano, a comitiva foi recebida pelo secretário de estado da educação, Roni Miranda, na sede da Seed-PR, em Curitiba. Na ocasião, foi apresentada a evolução da educação do Paraná a partir da implementação de importantes iniciativas do Governo do Estado, nos últimos anos, voltadas à gestão de resultados educacionais e também ao monitoramento da aprendizagem e da frequência escolar. Como exemplo, foi apresentado o Painel de Indicadores de Acompanhamento de Resultados da Educação, ferramenta de monitoramento e avaliação utilizada na rede de ensino, que permite monitorar diariamente a frequência dos estudantes às aulas e, a partir disso, identificar quais locais, colégios e turmas necessitam de reforços em termos de engajamento dos estudantes.
“Entendemos que, hoje, a melhoria da educação está intimamente ligada à estratégias que permitam acompanhar o desempenho dos alunos, a eficácia dos programas educacionais e a eficiência da gestão escolar. Escolhemos vir ao Paraná, pelo fato de que, aqui, a utilização de ferramentas que viabilizam a execução desta tarefa, como o Power BI, já é realidade. O objetivo é acompanhar de perto a operação deste sistema e de que forma impacta o direcionamento educacional no dia a dia da rede”, explica Elaine Melo Tomé, diretora educacional da Diretoria Regional de Educação (DRE) n°7, do Sertão Sergipano.
Outro tema abordado no encontro, foi a importância de investir na capacitação dos profissionais da educação. Como exemplo, foram mencionados os programas Formadores em Ação e Diretor Formador, que viabilizam a formação continuada para professores e diretores da rede de ensino do Paraná.
"A partilha de experiências com a comitiva de Sergipe nos permite pensar uma educação brasileira mais equânime, pensando nas necessidades e na realidade dos estudantes do país. Acreditamos que a educação transforma vidas e é o único caminho para mudar realidades. Por isso, a implementação de recursos educacionais que permitam mapear a educação nos estados de forma técnica é alternativa para redução das disparidades entre diferentes áreas e promoção da igualdade de oportunidades para todos os alunos”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
De Curitiba, a comitiva viaja a Ponta Grossa, onde, junto com as equipes do Núcleo Regional de Educação, realizará mais uma série de visitas técnicas em escolas da região.
SOBRE O DIRETOR FORMADOR - Lançado em 2023, o Grupo de Estudos Diretor Formador, de iniciativa do Governo do Estado e realizado por meio da Secretaria da Educação, viabiliza a diretores e diretores auxiliares em exercício da rede estadual a oportunidade de formação continuada entre pares, com foco na troca de experiência e desenvolvimento de ações em prol da melhoria da gestão e das práticas de liderança pedagógica nas escolas, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Em 2023, 147 diretores formadores auxiliaram na formação continuada de 1.300 diretores cursistas e, neste ano, 202 diretores formadores estão desenvolvendo e inspirando mais 1.994 diretores e diretores auxiliares das escolas estaduais paranaenses.
SOBRE O FORMADORES EM AÇÃO - Criado para promover a melhoria da aprendizagem por meio da formação continuada, pautada na valorização de saberes e troca de experiências entre os profissionais da educação do Paraná, o Formadores em Ação é uma formação continuada que oportuniza a realização da troca de experiências e aprendizados, entre pares. O programa nasceu em 2020 quando então abordava quatro temáticas de estudo centrais ao longo de toda a formação. Ao longo dos anos, o programa passou por uma série de ampliações e agora, em 2024, já engloba 73 temáticas, tendo formado mais de 11 mil turmas desde a sua abertura.
PAINEL DE INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO DE RESULTADOS DA EDUCAÇÃO - Desenvolvida pela equipe técnica da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Educação, em 2019, a ferramenta permite monitorar diariamente, diversos indicadores pedagógicos e de gestão das escolas da rede estadual, entre os quais estão dados de acesso à internet nas escolas, frequência às aulas, índices de redações produzidas, índices de atividades realizadas por meio das plataformas pedagógicas da rede, entre outros. A coleta e a análise dos dados obtidos por intermédio da ferramenta, permite avaliar o desempenho dos alunos, a eficácia dos programas educacionais e a eficiência da gestão escolar, implementando ações estratégicas para suprir eventuais lacunas pedagógicas e identificar possíveis pontos de atenção em termos de aprendizado.