Palestra ‘Segurança, Atenção e Cuidados’ aborda ações importantes para os servidores

Rio de Janeiro

26.04.2024

Um seminário repleto de informações sobre prevenção e boa conduta. Assim foi a palestra ‘Segurança, Atenção e Cuidados’, parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor, que acontece nos dias 24 e 25 de abril na sede da Seeduc, na Cidade Nova, na Zona Central do Rio. A ação teve como objetivo estruturar e fortalecer laços de segurança entre os servidores, preservando vidas e patrimônios, e contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e acolhedor.

A major PM Raquel Ventura, coordenadora do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar da Seeduc e membro do Comitê Intersetorial de Segurança Escolar (CISE), falou das ações realizadas pela pasta no intuito de garantir segurança para a equipe, com foco na sede da Secretaria de Educação, na Cidade Nova.

– Nossa preocupação é com a segurança, principalmente aqui, em nossa sede. São ações para mitigar as situações de violência na região. Em conjunto, estamos criando esse regime colaborativo com nossos pares, para um melhor ambiente de trabalho para todos – afirma a major.

No encontro, foram apresentadas diversas situações cotidianas que as pessoas podem mudar em suas rotinas para evitar transtornos. Andar distraído na rua, com celular na mão, ou ficar conversando dentro do carro, estacionado, são alguns exemplos de momentos propícios para roubos e furtos.

Representantes das duas secretarias foram a diversos órgãos de segurança e afins e conseguiram grandes mudanças, aumentando ainda mais o clima de segurança no local. O coronel PM Aristeu Leonardo, hoje na Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor, tem mais de 30 anos de serviço na área de segurança, inclusive comandando diversos batalhões, e alertou sobre a importância dos cuidados e a atenção de todos para evitar situações de violência.

– Nosso objetivo aqui é apresentar este trabalho que estamos fazendo, em conjunto, em prol da segurança de nossos servidores. É fundamental estarmos sempre atentos e, se for o caso, fazer o Registro de Ocorrência, para mostrar à polícia o que, de fato, acontece por aqui. Nesta ação, queremos transformar todos em multiplicadores dessa informação e que possamos ter essa sensação de segurança cada vez mais presente – comentou o coronel.

Também foram explicadas medidas já realizadas, fruto desta parceria, para melhorias na região. Além dessas iniciativas e de todas as dicas para evitar quaisquer prejuízos devido à violência, é fundamental que se faça o Registro da Ocorrência, que também pode ser feito de forma on-line.

Foto: Sandra Barros - Seeduc-RJ