Organização e equilíbrio nos estudos conduzem aluno à aprovação em Medicina na UFC

Ceará

09.02.2024

Fascinado pelas Ciências da Natureza e interessado em conhecer o corpo humano nos detalhes, Carlos Nathan Aguiar Arruda foi certeiro na escolha da área que gostaria de seguir no Ensino Superior. Recém-egresso da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, em Camocim, onde fez curso técnico em Eletromecânica integrado ao Ensino Médio, o jovem de 17 anos conseguiu ótimo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com média geral de 813,98 pontos. Agora, poderá abraçar o sonho de cursar Medicina, na Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus de Sobral. Nathan já se organiza para mudar de cidade e de vida.

A escolha da profissão, porém, não se deu apenas pela afinidade com o campo de conhecimento, mas principalmente pela vocação ao ato de servir. “Sempre tive vontade de cuidar dos meus pais e parentes. E também quero poder atuar ativamente na sociedade”, afirma Carlos Nathan. “É uma expectativa totalmente diferente e a jornada é longa, então tentarei sempre me manter focado e motivado para conseguir o objetivo final, que é ser médico”, projeta.

O estudante revela ter se engajado em iniciativas diversificadas no tempo de escola, sempre procurando ir além da formação básica. Voluntariamente, colocou-se à disposição para auxiliar os colegas que tinham mais dificuldade de aprendizagem, independentemente de qual fosse o conteúdo.

Em 2023, ano de conclusão do Ensino Médio, Carlos Nathan foi finalista do Concurso de Redação “Enem Chego junto, chego a 1000”, quando alcançou o melhor resultado da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 4 no certame.

Método

Na prática dos estudos, Carlos Nathan procurava manter o equilíbrio, evitando sobrecarregar-se ou passar longos períodos sem se exercitar. “Precisava otimizar o tempo, já que a escola era de tempo integral. Tinha que ter uma rotina organizada, com disciplina, buscando saber em quais matérias tinha mais dificuldade e que, consequentemente, necessitavam de maior quantidade de estudo. Ter essa estratégia foi fundamental para alcançar o resultado”, comenta.

Seguindo a sistemática de aprendizagem, o jovem percebeu que o conhecimento adquirido em Humanas foi determinante, tanto para a prova objetiva, quanto para a argumentação na redação.

“Durante todo o Ensino Médio, busquei aprender o conteúdo repassado em sala, o que foi valioso, já que grande parte do que havia estudado, posteriormente, apenas necessitou de revisão. Durante o processo final, no mês que antecedeu o Enem, realizei diversas provas antigas para conhecer melhor o estilo da avaliação e suas especificidades, o que acredito ter sido fundamental para esse resultado. Além disso, estabeleci como objetivo escrever, no mínimo, uma redação por semana, pois reconhecia a importância da prática nessa habilidade. Em matemática, já possuía uma vasta bagagem de conhecimento, o que não exigiu tanto estudo, mas mesmo assim dediquei-me a resolver diversas questões para aprimorar o tempo de resolução e o raciocínio”, explica.

Carlos Nathan considera que o apoio da escola foi decisivo para a formação, contudo, destaca que o principal fator para o sucesso é a crença nos próprios potenciais. “Temos um corpo docente de qualidade e que sempre está atento às nossas necessidades. Mas, é essencial mantermos o foco e a disciplina. Cada um tem o seu tempo. É preciso saber que vai dar certo e estar confiante. Mesmo com o apoio da família e da escola, é necessário principalmente ter o apoio de você mesmo”, ressalta.

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