Olimpíadas de Matemática incentivam o aprendizado e o gosto pela disciplina

Sergipe

28.06.2024

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), investe continuamente no desenvolvimento acadêmico dos seus alunos. Em 2024, o Estado participou liberando o espaço físico das escolas para apoiar os participantes das Olimpíadas de Matemática. A competição, que visa a incentivar o aprendizado e o gosto pela matemática entre os estudantes do ensino básico, é realizada desde 2005 e auxilia no desenvolvimento de habilidades e raciocínio lógico dos alunos. A atividade contou com a participação das 319 escolas da rede pública estadual.

De acordo com o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), cerca de 136 mil estudantes de escolas da rede pública estadual participaram das Olimpíadas de Matemática deste ano. Dentre eles, destaca-se a aluna Beatriz Gabriely, do Centro de Excelência José Rollemberg Leite, que foi agraciada com Menção Honrosa pelo seu desempenho exemplar.

O técnico da Seduc Jorge Monteiro conta que a segunda fase das olimpíadas acontece em outubro deste ano. “Neste momento, a gente está aguardando os classificados que irão para a segunda fase. O prazo para que sejam divulgados os classificados vai até o dia 2 de agosto”, disse.

As Olimpíadas de Matemática desempenham um papel crucial no estímulo ao raciocínio lógico, pensamento crítico e resolução de problemas. Além de promover a excelência acadêmica, essa competição é fundamental para desenvolver talentos, promover a educação pública e incentivar os alunos a se dedicarem à matemática.

Aliás, a escola pública desempenha um papel fundamental nesse processo. O Centro de Excelência José Rollemberg Leite é um exemplo de como a dedicação dos educadores e o ambiente propício podem incentivar os alunos para o sucesso em competições em nível nacional. A Menção Honrosa concedida à aluna Beatriz Gabriely não é apenas um reconhecimento do seu mérito individual, mas também um testemunho do trabalho árduo dos professores e da infraestrutura educacional oferecida pela escola pública.

Para a diretora do Centro de Excelência José Rollemberg, Andreza Andrade, as Olimpíadas de Matemática se tornaram um evento pedagógico muito importante. “Além de auxiliar no desenvolvimento das habilidades matemáticas e do raciocínio lógico dos estudantes, a olimpíada ajuda a desmistificar a Matemática, que historicamente é vista como difícil e distante da realidade. Além disso, ela apresenta aos estudantes um mundo de possibilidades, visto que eles começam a compreender a Matemática como uma linguagem que pode ser aplicada tanto no dia a dia quanto em atividades muito complexas”, ressaltou a gestora.

A professora de Matemática do Centro de Excelência José Rollemberg Leite, Jacyara Quintela, destaca que as Olimpíadas de Matemática revelam talentos e habilidades para a disciplina. “Muitos alunos odeiam a disciplina, acham chata e difícil, e as olimpíadas para alguns acabam mudando essa visão. Hoje percebo mais interesse dos alunos em participar; chegam a montar grupo de estudos específicos para a prova, como é o caso da nossa escola”, afirmou.

Já para a aluna do Centro de Excelência José Rollemberg Leite Beatriz Gabriely é muito importante participar da olimpíada, pois traz novas experiências. “Desde o meu 6° ano do ensino fundamental participo da OBMEP e já passei algumas vezes para a segunda fase, e posso garantir que é uma experiência única”, destacou.