Alagoas
07.03.2022“Eu achei bastante interessante e principalmente a questão das eletivas, que foi uma coisa trazida para o Novo Ensino Médio. A gente acabou votando nas que preferíamos e isso foi muito bom. Apesar das mudanças serem novas, todo mundo está se adaptando bem”, conta Yasmin.
Outro estudante que sentiu o impacto desse novo modelo de ensino foi o jovem Antônio Miguel. “É uma coisa diferente. É um novo ano, com novos desafios e muita coisa para aprender”, destaca.
Para o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, a implantação do novo ensino médio traz novas possibilidades aos alunos da rede estadual. “Nós vamos expandir o conhecimento e as práticas proporcionando aos nossos alunos uma formação cada mais completa e abrangente. A rede pública do estado já vinha, gradativamente, implementando ações inovadoras que trabalham as potencialidades que são propostas também pelo novo ensino médio, com programas como o Professor Mentor e o Educação Para o Emprego, por exemplo. Com o nosso ensino médio aliado aos nossos programas, vamos transformar a formação de nossos estudantes, entregando à sociedade jovens mais capacitados e preparados não só para o mercado de trabalho, mas com projetos de vida e objetivos definidos”, explica.
Implementação
Desde 2019, a rede pública estadual vem se preparando para a implementação do Novo ensino médio. Naquele ano, 162 unidades receberam recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE Novo Ensino Médio. Cada uma elaborou, para aplicar o recurso, uma Proposta de Flexibilização Curricular, com foco na implantação de ateliês pedagógicos, na formação continuada de professores nas temáticas do Novo Ensino Médio, protagonismo juvenil e projeto de vida.
Este ano, a Seduc está desenvolvendo um projeto gradativo de implementação a partir do 1º ano do ensino médio, com oferta do projeto de vida, componentes curriculares eletivos nos itinerários formativos e desenvolvimento de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Em 2023 as mudanças serão expandidas para o 2º ano e em 2024 para o 3º ano.
Componentes formativos
A Seduc, por meio da homologia de processos, premissas de qualidade e comunidades de aprendizagem, ressalta que as escolas realizam formações de professores, especialmente, a partir das demandas da comunidade escolar. Reforçando ainda que cada escola precisa construir seu plano de formação a partir das necessidades de atendimento aos alunos e metas da unidade de ensino, contemplando as temáticas relacionadas ao Novo Ensino Médio.
A formação continuada de professores ocorre através de implementação na Rede de material pedagógico, a exemplo dos cadernos de Projeto de Vida, de Metodologias Ativas, de Biblioteca Ativa, entre outros, que têm como objetivo promover abordagens pedagógicas mais práticas, interativas, inclusivas e diversificadas, sendo umas das premissas do Novo Ensino Médio.
Essas ações acontecem em espaços como a Plataforma AVAMEC, Escolas Conectadas e Nosso Ensino Médio, que ofertam cursos sobre a Formação Geral Básica, Itinerários Formativos, Áreas do Conhecimento, Mundo do Trabalho, Projeto de Vida e etc, disponível no site Escola Web, na página do professor: https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/profissao-professor.