Nota Zero para o Abuso: mais de 2.600 alunos da rede estadual receberam capacitação contra exploração sexual infantil

Rio de Janeiro

23.08.2024

Mais de 2.600 alunos da rede estadual foram capacitados, desde maio deste ano, pela campanha ‘Nota Zero Para o Abuso’, promovida pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), em parceria com o Instituto Anjos - Maura de Oliveira, que já visitou 40 unidades escolares. A iniciativa visa prevenir e combater o abuso sexual, a exploração infantil e a pedofilia, preparando estudantes da 3ª série do Ensino Médio para atuarem como multiplicadores de proteção às crianças e aos adolescentes. Na última quarta-feira (14/08), foi a vez de mais de 100 alunos do Ciep 128 Magepemirim, em Magé, na Baixada Fluminense, receberem capacitação sobre o tema.

— A Maura mostra que é possível combater essa violência. Nós, como educadores, temos este dever de cuidar da infância. Não podemos deixar que roubem nossas crianças. Muitos alunos já sofreram com isso, e precisamos tratar desse tema. É obrigação da escola formar cidadãos de bem — afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Maria Eduarda, de 18 anos, aluna do Ciep 128 Magepemirim, destacou a importância da realização da palestra sobre abuso sexual para a comunidade escolar.

 — A iniciativa traz mais informações para as pessoas que são leigas no assunto, aborda situações que acontecem no dia a dia, que não saberiam o que fazer e nem qual medida tomar. Foi super esclarecedor, pois vamos conseguir ajudar e salvar vidas — disse a estudante.

Ao longo da formação, Maura de Oliveira, idealizadora do Instituto Anjos, informa e educa, oferecendo às crianças, aos professores e aos familiares conhecimento sobre o tema, habilitando a autodefesa, a autoestima e o empoderamento como garantia dos direitos e prevenção a novas vítimas.

— Nós precisamos falar uma única voz e devemos nos unir para mudar a consciência das pessoas, por meio do conhecimento. O estado do Rio de Janeiro torna-se precursor de um movimento que envolve a base da nossa sociedade, a educação. É ensinando de forma lúdica e pedagógica que vamos formar adultos emocionalmente saudáveis e comprometidos com a proteção infantil. A Secretaria de Educação é o pilar da infância, e com essa iniciativa já podemos enxergar que há chances de resolver esse problema que não apenas abateu a minha história, mas o faz diariamente com milhares de crianças — ressaltou a educadora, que também dá nome à Lei Estadual 9.234/21, sancionada em 2021, pelo governador Cláudio Castro, que trata do Combate e Prevenção à Pedofilia, Cyberpedofilia, Abuso e Exploração Sexual.

Maura também é palestrante, embaixadora da Causa do Combate à Violência Infantil e autora dos livros ‘Desmascarando a Pedofilia’ e ‘Aprender para se Defender’. Ela possui menção honrosa dada por Michelle Obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos. 

Saiba mais sobre a campanha ‘Nota Zero Para o Abuso’

Centenas de milhares de crianças e adolescentes são exploradas sexualmente por ano no Brasil, que ocupa o 2º lugar no ranking mundial dessa violência. Além disso, o país possui cerca de 50 mil crianças roubadas anualmente, com destinos dos mais perversos e cruéis. A cada 1 hora, quatro meninas são abusadas, sendo elas as preferidas em 82% dos casos contra 18% de meninos. Ao todo, uma criança é abusada a cada oito minutos. De acordo com Maura de Oliveira, três a cada quatro meninas podem sofrer algum tipo de abuso sexual na infância.

Diante de tantos dados alarmantes, a Secretaria de Estado de Educação vê tal parceria como indispensável para a formação de novos professores, que serão os primeiros profissionais a tratar do tema já na Educação Infantil, contribuindo assim para a prevenção, a redução desses crimes e o cuidado com a vítima já nos primeiros anos de vida.

A campanha tem objetivo de alcançar um total de quase 10 mil pessoas nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 96 Institutos de Educação. O curso vai contemplar diretores, equipes técnicas e alunos do 3º ano do curso de magistério.

Foto: Sandra Barros - Seeduc-RJ