No litoral, colégio em ilha de pescadores tem recorde de adesão ao Aula Paraná e às ferramentas on-line

educação no campo

24.08.2020

Tem sido alta adesão dos alunos do Colégio Estadual do Campo Ilha das Peças, em Guaraqueçaba, ao programa Aula Paraná, que oferece aulas remotas durante a pandemia, via internet, canais de tevês abertos e entrega de material impresso. Localizado na Ilha das Peças e atendendo jovens de diversas das do Litoral do Estado, o Colégio e contabiliza 94% de adesão dos alunos ao sistema online.

O percentual surpreende, pois a região é bastante isolada e o sinal, muitas vezes é fraco. O diretor do colégio, Fernando Brock, conta que sua escola atende a 32 alunos, todos filhos de pescadores e apenas um deles retira material impresso para dar continuidade aos estudos. “Em nossa escola alcançamos todos os alunos e, mesmo com as dificuldades, estamos tendo progresso no ensino de cada estudante”, conta.

A escola, que no início das aulas remotas estava com menos de 60% de participação dos alunos, surpreendeu ao começar o segundo semestre tendo um dos mais altos percentuais de engajamento dos estudantes entre as unidades de ensino do litoral.

Formação dos professores - Um dos pilares para esse sucesso foi a formação contínua dos professores no manuseio das ferramentas on-line. O diretor Fernando conta que fez uma força-tarefa com sua equipe para que todos aprendessem e se familiarizassem com os aplicativos e, a partir de então, passassem a ajudar na adesão dos alunos.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) também oferece semanalmente lives de formação on-line para os professores. O secretário da Educação, Renato Feder, afirma que, por meio das lives, a Seed pode oferecer suporte ao educador neste período de aulas remotas. “Por meio das nossas lives, o professor pode entender melhor sobre o uso das plataformas de ensino - como o aplicativo, o Classroom, o Meet - e também interagir com outros profissionais de educação e, assim, expandir seu conhecimento pedagógico”, diz.

Ao unir as lives de formação oferecidas pela Seed e os treinamentos que ele ofereceu à sua equipe, em pouco tempo Fernando tinha um grupo de professores que entendiam o funcionamento das ferramentas e podiam ajudar os alunos a baixarem o aplicativo, acessarem o Classroom e participarem dos meets. “Nosso primeiro desafio foi preparar os professores para eles se sentirem seguros para dar aulas remotas aos alunos. Após vencer essa fase, partimos para a inclusão e busca ativa dos alunos”, conta.

Segredo da adesão dos alunos - “Fizemos uma pesquisa de vários cases de sucesso em outras escolas e, após contextualizar à nossa realidade, começamos a aplicar com nossos alunos”, conta o diretor.

Uma das ações tomadas por ele e sua equipe foi a disponibilização da internet do colégio para os alunos baixarem os aplicativos, logarem-se e começarem a usar as plataformas de estudo.

O segundo passo foi a criação de um cronograma fixo em que o aluno sabia em que dia e data seria sua aula. Assim, ele poderia fazer suas atividades diárias e, no dia do encontro de turma ou da correção das tarefas, participar do meeting on-line com seu professor, concluindo as tarefas e tirando dúvidas.

“O nosso último passo foi buscar conscientizar os pais dos alunos da importância da participação dos estudantes nas aulas remotas e de como o apoio e incentivo deles seria essencial”, explica Fernando. Dessa forma, trabalhando com essas frentes, o colégio conseguiu atingir um alto índice de adesão ao Aula Paraná