Piaui
07.12.2021A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou o último dia da Semana de Diálogos com as Juventudes nesta sexta-feira (03), em Teresina. O encontro reuniu estudantes, professores e gestores de Teresina, Barras e Campo Maior para ampliar a escuta sobre a conjuntura e gerar conexão com as mudanças propostas pela reforma do Ensino Médio.
O Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, iniciou a sua participação ouvindo dois estudantes que estão nas atividades da Semana. "Eu achei um momento muito importante, porque é uma forma de termos uma participação e entender como vai funcionar o Novo Ensino Médio. Nos sentimos à vontade para falar nossas opiniões e, dizer o que pensamos, é muito importante, já que tudo isso fará parte da nossa formação", disse Luana Ester, estudante do 2ª ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Estado de São Paulo, de Teresina.
De acordo com Ellen Gera, a mudança para o Novo Ensino Médio foi muito pensada para que o estudante possa ter protagonismo dentro da escola. "O Marcelo e a Luana falaram um pouco de algumas críticas que o novo ensino médio busca corrigir e melhorar, como quando disseram que os professores escutam pouco os alunos. O novo Ensino Médio traz esse protagonismo estudantil muito forte, um projeto de vida. Sua arquitetura traz os estudantes para o centro do processo e permite que caminhem na escola por aprofundamentos de estudos que façam sentido para eles. Tem muita novidade chegando, mas o principal que eu quero deixar, é que tudo que estamos fazendo com o Novo Ensino Médio é para, de fato, fazer com que a escola faça sentido para os alunos e que queiram, de verdade, ir para a escola", destacou.
A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Maria José Mendes Neta, afirma que todo trabalho realizado durante a Semana de Diálogo com as Juventudes foi fruto de uma grande mobilização e logística com as Gerências Regionais de Educação (GRE) e gestores escolares.
"Hoje encerramos uma etapa bem importante. No decorrer desses dias estivemos nos polos de Bom Jesus, Picos, Parnaíba e Floriano com essa ação extremamente importante para todos nós, que é a escuta dos nossos estudantes, caracterizando o que vem aí com o Novo Ensino Médio, que é o protagonismo juvenil, no qual o nosso aluno tem vez e tem voz. Foi uma ação de grande sucesso, pois os estudantes foram ouvidos, de fato".