Mostra virtual de Steam apresenta projetos científicos das escolas públicas

Mato Grosso

31.10.2022

Continuam abertas, até 06 de novembro, as inscrições para a 3ª Mostra Cientifica Virtual de Steam: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável. A mostra é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Escolar (SAGE). Os interessados podem fazer a inscrição pelo site oficial da Seduc-MT clicando AQUI.

Professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio, das unidades escolares das redes públicas Estadual ou Federal de Mato Grosso poderão inscrever projetos relacionados as práticas das áreas de Ciências da Natureza e da Matemática envolvendo as Tecnologias, as Engenharias e a Arte por meio das Linguagens.

Entre os objetivos da mostra estão o incentivo para os estudantes da Rede Estadual de Ensino buscar soluções sustentáveis para si e para o mundo, o fomento a projetos de iniciação científica, além de criar um ambiente propício para a discussão e socialização dos projetos em andamento nas escolas, entre outros.

Essa ação faz parte do Programa STEAM TECHCAMP BRASIL 2022, aprovado pelo edital de apoio às práticas STEAM nas redes estaduais de educação.

A mostra está organizada em duas etapas, Regional e Estadual. As categorias foram divididas em três grupos: Ensino Fundamental Anos Finais 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Novo Ensino Médio, por último a categoria Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional-Ensino Médio Técnico ou Profissionalizante.

Na etapa regional ocorrerá a apreciação dos projetos elaborados e desenvolvidos, podendo ser evento já ocorrido ou em andamento no ano letivo de 2022. Esta etapa consiste em análise de resumos. Cada escola poderá inscrever até três projetos, um em cada categoria, com participação de equipes de no máximo dois estudantes e um professor. Os estudantes deverão estar regularmente matriculados na escola, podendo ser de turmas diferentes, desde que na mesma categoria.

Os projetos selecionados na etapa regional serão certificados e comporão o acervo de Boas Práticas da Seduc-MT. Destes, cinco unidades escolares serão selecionadas para participar de uma oficina de montagem de impressora 3D em sua própria escola, ficando os materiais da oficina para uso pedagógico em projetos futuros.

Já a etapa estadual, terá foco na exposição dos projetos destaque na etapa escolar, conforme categoria inscrita via Google Meet. Cada projeto deverá ser inscrito pela escola, e o professor responsável, deverá estar devidamente atribuído na unidade escolar.

Todas as informações estão disponíveis no site da Seduc-MT

Pratica Steam

O STEAM é a inicial das seguintes palavras em inglês: Science, Technology, Engineering, Art e Math. Em português: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Trata-se de uma metodologia baseada em projetos e o aprendizado é realizado por meio de ferramentas práticas.

A prática Steam é uma das metodologias ativas empregadas na educação. São ferramentas que objetivam otimizar o aprendizado do aluno, colocando os estudantes como protagonistas dos seus conhecimentos e no centro do processo de aprendizagem.

No ensino tradicional, o professor expõe o conteúdo enquanto o aluno anota e absorve passivamente as informações. Na metodologia ativa, os alunos são incentivados a discutir, criar soluções para problemas, interagir, ensinar e aprender uns com os outros.