“Meu Dia de Gerente”: projeto da 14ª Gerência Regional de Educação transforma estudantes em gerentes por um dia

Paraíba

12.07.2024

A14ª Gerência Regional de Educação da Paraíba anunciou recentemente a criação do Conselho de Líderes, composto por representantes de turma de cada escola da região. A iniciativa visa fortalecer a comunicação entre a gerência, os professores, gestores escolares e estudantes, buscando soluções para os desafios educacionais. Junto a criação do conselho foi lançado o projeto "Meu Dia de Gerente", onde os mais de 30 representantes das escolas passam um dia na gerência, acompanhando de perto o funcionamento administrativo e pedagógico.

A criação do Conselho de Líderes é uma resposta à necessidade de um diálogo mais próximo e efetivo entre as escolas e a gerência. Cada representante foi escolhido pelos próprios estudantes de suas respectivas escolas, garantindo uma representação democrática. O Conselho permite que as necessidades e sugestões das escolas sejam ouvidas diretamente pelos responsáveis pela gestão educacional da região, facilitando a resolução de problemas e a implementação de boas práticas.

O projeto "Meu Dia de Gerente" é uma extensão natural da criação do Conselho. De acordo com a proposta, a cada quinze dias, um dos líderes do Conselho passa um dia na gerência, acompanhando todas as atividades e processos que envolvem a administração regional da educação. A primeira estudante a participar do projeto foi Julia Lima, representante do Conselho de Líderes de Turma da Escola Estadual Castro Pinto, em Jacaraú. Ela teve a oportunidade de conhecer os diversos setores da gerência e entender como são tomadas as decisões que afetam o cotidiano escolar.

“Foi um dia ótimo e cheio de experiências incríveis, cheio de demandas, muitas reuniões, um dia completamente cheio de aprendizado. Essa com certeza foi uma experiência incrível. E poder saber como funciona cada setor, como é estar ali dentro lidando com várias coisas ao mesmo tempo me fez perceber como tudo funciona e como podemos cuidar dos nossos interesses como estudantes. Ao final do dia, o que ficou foi um sentimento de alegria de poder vivenciar nossas demandas sendo cumpridas e de esperança por estarmos sendo ouvidos”, contou a jovem estudante.

Já a estudante Bianca Gomes aproveitou a oportunidade como gerente para apresentar aos representantes da Gerência as pautas da Escola Indígena José Ferreira Padilha, localizada em Marcação. Logo na sequência ela acompanhou o gerente em diversas pautas na Secretaria de Estado da Educação. “Acompanhei reuniões sobre o andamento das atividades escolares. Quando a gente chega lá é que realmente conseguimos ver como é o funcionamento das coisas. Depende de várias pessoas para fazer a educação funcionar e todos estão voltados para isso”.

Durante a visita, os estudantes participam ativamente das atividades diárias da gerência, conhecendo todos os setores e colaborando na resolução de demandas. A experiência prática visa proporcionar uma visão ampla e realista do funcionamento da gestão educacional, além de capacitar os jovens líderes para atuarem de forma mais efetiva em suas escolas. O contato direto com os gestores e o entendimento dos processos administrativos são pontos-chave para a formação de futuros líderes comprometidos com a educação. 

Além de observar o funcionamento da gerência, os estudantes têm a chance de acompanhar visitas às escolas, a outros municípios e à sede da Secretaria de Estado da Educação, dependendo da agenda do dia. Isso permite que eles vejam de perto como são implementadas as políticas educacionais e como os gestores escolares lidam com os desafios do dia a dia. “A intenção é que os líderes de turma adquiram uma visão crítica e construtiva, que os ajude a contribuir de maneira mais eficaz para a melhoria da qualidade da educação em suas escolas”, explica o gerente regional da 14ª GRE, Gemerson Roque.

O projeto também tem como objetivo divulgar práticas exitosas e soluções encontradas por outras escolas, promovendo um intercâmbio de ideias e experiências. Ao compartilhar essas práticas, a gerência espera incentivar outras escolas a adotarem estratégias bem-sucedidas, contribuindo para a melhoria do ensino em toda a região. O Conselho de Líderes, assim, torna-se um canal importante para a disseminação de boas práticas e inovações. Até o momento, quatro estudantes já participaram da iniciativa.

“A participação dos estudantes na gerência regional representa a construção de uma educação mais democrática e inclusiva, onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas. Dessa forma, a 14ª Gerência Regional de Educação reafirma seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade do ensino e a formação de cidadãos conscientes e participativos”, reforça Gemerson Roque. O projeto "Meu Dia de Gerente" está em pleno funcionamento e, em breve, outros representantes de turma terão a oportunidade de vivenciar a experiência que segue até o final de outubro, cumprindo um cronograma elaborado pela gerência. Ao final, os estudantes participarão de uma reunião geral com o objetivo de trocar experiências e contribuir com melhorias.