Alimentação Escolar
28.06.2019Secretarias
firmam acordo e buscam novos parceiros para trazer maior qualidade na
alimentação de estudantes da rede estadual por meio da agricultura familiar
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Goiás e Secretaria de Educação do Estado (Seduc), seguem em projeto de parceria, seguindo solicitação do Governo do Estado de Goiás, para o fortalecimento da merenda escolar, por meio da agricultura familiar. A ideia é envolver também a Emater e Federação dos Agricultores nos próximos passos.
Para a secretária de Educação, Fátima Gavioli, a parceria que acontece a pedido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, traz um fato inédito, a parceria de diversas instituições, todas em prol do fortalecimento da merenda escolar através da agricultura familiar. “Temos hoje 1.146 escolas, sendo que 30% da merenda deveria ser adquirida pela agricultura familiar, algo que atualmente não é cumprido”, aponta.
Por isso, segundo ela, serão revistos onde estão os pontos que dificultam esse acesso e mudar a situação. “Nosso objetivo não é apenas cumprir esses 30% por lei, mas ultrapassar esse número, chegando a 40%”, garante.
De acordo com secretário da Seapa, Antônio Carlos Lima Neto, esta é uma grande oportunidade identificada, no qual com a articulação juntamente com a Seduc. “ A agricultura familiar, através da produção rural poderá contribui nesse processo e nesse fomento, na aquisição, produção ne distribuição desses alimentos”, afirma. “Será uma grande oportunidade, no qual estamos traçando todos passos para que de fato as escolas recebam esse benefício”, completa.
Segundo ele, ainda neste ano, estará consolidado todas as iniciativas. ‘Daqui para frente de mãos dadas com a Seduc estaremos aprimorando esse papel importante para a distribuição dos alimentos nas escolas de todos municípios goianos”, garante o secretário da Seapa.
Reunião
Para alcançar essa meta, estão sendo realizadas reuniões semanais para diagnosticar as barreiras encontradas ainda hoje e estabelecer os próximos passos diante desta parceria. Nesta sexta-feira (28/06), foi realizado o segundo encontro sobre o projeto. “Nos encontraremos a cada oito dias até tudo estar organizado”, diz a secretária.
Para a próxima reunião serão convidados representantes da Emater, Federação dos Agricultores, alguns diretores de unidades escolares e um nutricionista. “Acreditamos que em 2020 a merenda escola terá uma qualidade muito superior”, ressalta Fátima Gavioli. Com essa mudança, Fátima Gavioli destaca que o novo projeto fará a economia girar em todos setores.