Base Nacional Comum - BNC
31.07.2015A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação lançou nesta quinta-feira, 30, o portal Base Nacional Comum Curricular, que propõe uma discussão nacional sobre os componentes curriculares da educação básica.
“É um projeto nacional, estamos pensando que país nós queremos, que conhecimentos queremos”, destacou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Ele observou que a Base Nacional Comum se tornará o pivô de várias ações e pré-requisito para medidas que são essenciais para a educação básica brasileira e ressaltou a sua importância estratégica.
O secretário de Educação do Distrito Federal Júlio Gregório, que representou o Consed na cerimônia, salientou a importância da Base Nacional Comum - um dos principais eixos de atuação do Consed - e também a relevância do portal sobre a Base Nacional Comum, que possa possibilitar um debate, uma proposta preliminar, e ser um espaço para ouvir professores, estudantes, as redes de ensino e também convidar a população a nos ajudar a formar a Base Nacional.
Manuel Palacios apresentou o portal e suas funcionalidades e destacou a importância do lançamento do portal da Base Nacional Comum. “Esse é um grande canal de participação e troca de informação, será por meio dele que vamos ter contato com toda a população”.
Manuelina Martins, vice presidente da Undime afirmou que “a Base Nacional Comum vai nortear o nosso planejamento pedagógico, respeitando a particularidade das regiões", ressalta ainda que o "portal é um grande passo para facilitar esse diálogo”.
Acesse o portal da Base Nacional Comum