Mato Grosso do Sul
10.12.2021A Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian, localizada na rua General Camisão, no centro de Miranda, durante o segundo semestre de 2021, na volta das aulas presenciais, desenvolveu estratégia para minimizar os danos na aprendizagem causados com a pandemia.
Trata-se de um plano e intervenção pedagógica para recomposição da aprendizagem, com plano de estudo individualizado: “Mapa do Tesouro”, para melhorar a qualidade do ensino, combater a evasão escolar, aprimorar o ensino híbrido, garantir um retorno presencial seguro a escola e assegurar o bem-estar emocional dos estudantes.
Mapa do Tesouro
Com o “Mapa do Tesouro” diagnosticou a perda no componente curricular e colocou cada aluno em um caminho rápido de volta ao nível da série em que está. Esta aceleração se concentra em preencher apenas as lacunas mais críticas, no momento adequado, por meio de trabalhos apropriados à série atual.
Para o diretor Eder Baiaroski Lopes é preciso oportunidade, acolhimento, e oferecer estrutura para recuperar esses estudantes e garantir que eles estejam aprendendo. “Só é possível recuperar o tempo perdido com mais tempo. Vamos ter que investir mais em tempo qualificado para o processo de ensino aprendizagem, e isso envolve um investimento muito forte na Educação Integral e no acolhimento a toda a comunidade escolar”, menciona o gestor.
Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS