Piaui
25.06.2019Visando verificar se o currículo do Piauí está sendo executado em sala de aula e se os alunos estão assimilando-o, a Superintendência de Educação Básica da Seduc realizou a Avaliação Global Integrada (AGI) nas escolas da rede pública estadual do Piauí com os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, de 566 escolas.
Os 34.085 alunos que realizaram a avaliação de 1.494 turmas de todo o Piauí fizeram a prova que continha 44 questões de Língua Portuguesa e Matemática para os estudantes do 5º ano e 52 para os estudantes do 9º ano e 3ª série elaborada pela Coordenação de Avaliação Educacional e Currículo da Seduc.
A intenção da Seduc é saber se os conteúdos vistos em sala de aula são compatíveis e uniformes com a Matriz do Estado. O resultado da Avaliação Global Interna pôde ser visualizado instantaneamente pela plataforma Mobieduca.me após as atualizações das notas de cada professor.
De acordo com o técnico do mobieduca.me, Antonio César, é disponibilizado para todas as escolas que tem o projeto mobieduca.me, todos os equipamentos e todos os insumos que são necessário para captura e coleta de informações. "Após o processo ser feito e coletado, disponibilizamos para a secretaria para que ela consiga fazer a análise técnica e pedagógica desses resultados das avaliações. Com isso, a secretaria consegue fazer um trabalho mais assertivo, tomadas de decisões mais positivas para que com os resultados desses alunos, eles consigam atingir os objetivos que são propostos pela rede de educação", destaca.
O resultado da avaliação foi discutido em reunião que aconteceu na sede da Seduc, gestores da Superintendência de Educação Básica, por meio da Coordenação de Avaliação, com os gerentes do Ensino Médio e Fundamental, onde foi analisado os resultados, para a elaboração de um relatório com erros e acertos, a serem repassados às escolas o que pode ser melhorado.
Para uma das coordenadoras do Enem na Seduc, Viviane Carvalhedo, esse processo é feito de forma rápida e bem prática. "O professor coleta os dados e imediatamente o pai do aluno já tem o resultado do seu desempenho e recebe a devolutiva pedagógica desse aluno, facilitando o processo de comunicação entre o pai e o professor na escola. O pai quando vai na escola, já vai sabendo como está o filho em relação à escola, em tempo real".
O resultado dessas ações é a elevação do nível do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola. O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil.