Rio de Janeiro
08.11.2024Muita música, dança, teatro e emoção. Assim foram realizadas as semifinais da segunda edição do Festival Transformar Talentos Seeduc 2024. Ao longo da segunda-feira (4/11) e da terça-feira (5/11), 610 estudantes subiram ao palco para se apresentarem e buscarem uma vaga na grande final, que acontecerá no dia 10 de dezembro. O local escolhido para receber esta etapa importante foi a Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio, e teve a presença de 110 unidades escolares e 155 apresentações artísticas. Ao todo, 1510 alunos de todo o Estado se inscreveram na competição, que tem como objetivo descobrir e valorizar os talentos artísticos dos estudantes da rede estadual de ensino.
As apresentações deste ano foram desenvolvidas seguindo a temática do G20 – Construindo um mundo justo e um planeta sustentável –, relacionando-a com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 13 (ODS 13), parte integrante da Agenda 2030 das Nações Unidas que tem como finalidade tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos.
– A sensação é de dever cumprido com a realização deste festival, já que ele garante aquilo que ecoa por todas as nações, essa voz mundial que é a cultura e a arte. Que nossos alunos possam levar todo o conhecimento adquirido nas escolas e, com isso, consigam transformar o mundo, tornando-o mais sustentável, mais justo e igual – afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Durante a participação no evento, Roberta Barreto fez questão ainda de parabenizar os alunos por suas performances.
– Artistas, maravilhosos, atores, atrizes, cantores, cantoras. Que coisa mais linda é ver tantos talentos na nossa rede. O Festival Transformar quer levar até o chão da escola um pouco dessa oportunidade cultural, artística que é desenvolvido por todos vocês em diversos projetos durante o ano letivo. Agora, que venha a final! Encontro vocês lá – disse a secretária, que também fez questão de parabenizar a subsecretária Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel, por estar à frente do projeto.
Ana Vitória, de 17 anos, aluna do Ciep 297 Padre Salesio Schimid, em Vassouras, localizado no Vale do Café, se apresentou no festival e dançou com o seu grupo formado por quatro meninas, a temática “queimadas”.
– Gostamos bastante da nossa apresentação. Porém, o mais importante de tudo isso é conscientizar as pessoas sobre as queimadas. Recentemente, vivenciamos um momento bem crítico em relação a isso. O mundo precisa de ajuda – disse Ana, que confia passar para a próxima etapa da competição.
O que é o festival?
O Festival Transformar é uma iniciativa da Seeduc-RJ que, por meio da subsecretaria de Gestão de Ensino, busca descobrir e valorizar os talentos artísticos dos estudantes da rede estadual de ensino. Os projetos foram elaborados pelos alunos junto aos seus professores, com a finalidade de sensibilização frente à urgência de desenvolvermos ações para um futuro caracterizado pela equidade e sustentabilidade, com adequação ao ODS 13. O concurso está contemplando três categorias: Música - Solo, Dança e Teatro (Esquete).
–Estamos muito felizes e orgulhosos de valorizar nossos talentos da rede nesta 2ª edição do Festival Transformar. A arte pode mudar vidas, e o resultado do que estamos vendo é fruto de muito trabalho e compromisso das nossas escolas. Todos os participantes já são vitoriosos! – enfatizou a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel.
A estimativa é que tenham passado 2.300 pessoas pelo festival para se apresentarem e/ou prestigiarem o evento.
Foto: Ellan Lustosa - Seeduc-RJ