Laboratório de Redação: após meses de preparação, Estudantes Seduc têm altas expectativas para o primeiro dia do Enem

Piaui

01.11.2024

No próximo domingo (3), mais de 100 mil piauienses inscritos são esperados para o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com duração de cinco horas e trinta minutos, os candidatos enfrentarão 45 questões objetivas de Linguagens e 45 de Ciências Humanas, além da Redação, que exige uma abordagem crítica e fundamentada.

Com o objetivo de conquistar a primeira nota mil para os Estudantes da Rede Pública Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou uma preparação intensiva com o projeto Laboratório de Redação, que impactou mais de 500 Estudantes Seduc.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, enfatiza o objetivo do projeto como mais uma ação para fortalecer a preparação dos alunos para o Enem. “Por meio do Laboratório de Redação, nossos Estudantes têm a oportunidade de trabalhar suas habilidades de escrita, com ênfase na estrutura e nas técnicas necessárias para obter uma ótima pontuação na redação”, disse.

Iniciado em agosto e finalizado no último sábado, 26 de outubro, o projeto ofereceu 13 semanas de aulas extras aos sábados para Estudantes da 3ª Série do Ensino Médio, com o apoio de 24 professores especializados e ferramentas de inteligência artificial para a correção textual. O processo seletivo envolveu cerca de 2 mil estudantes inscritos de todas as regiões do Piauí.

Kawany Emanuelle Ferreira, Estudante Seduc do CETI Raldir Cavalcante Bastos, foi uma das alunas que participou do Laboratório de Redação e obteve excelentes notas nos textos desenvolvidos. Confiante e animada para o Enem, ela destaca como a experiência foi fundamental para seu desenvolvimento. “Participar do Laboratório de Redação da Seduc foi uma experiência magnífica. Quero agradecer muito à Seduc por essa oportunidade, aos professores e a todo suporte dado. Acredito que essa preparação vai fazer muita diferença, eu vou tirar nota mil”, apostou.

Kawany conta que, ao ingressar no projeto, tinha uma noção básica de como elaborar uma redação. "Com o passar do tempo, fui me aperfeiçoando. Aprendi a estruturar o texto, a usar conectivos corretamente e a incluir repertórios de maneira adequada, ou seja, como citar filmes e autores sem fugir do tema. Outro ponto que me chamou atenção foi o estudo por eixos temáticos, o que ampliou o nosso repertório”, comentou.

O Professor Zacarias Oliveira, ministrou aulas do laboratório na 5ª Gerência Regional de Educação, no CETI Raimundinho Andrade, em Campo Maior. O docente destacou o comprometimento dos alunos oriundos de Escolas Seduc de Campo Maior, Boqueirão e Jatobá do Piauí que integraram a turma.

“Nós nos reunimos todos os sábados para estudar e acompanhar o desenvolvimento de cada um. Fazíamos orientações individuais, analisávamos textos, escrevíamos redações e discutíamos temas. A experiência foi muito intensiva e acredito que o resultado positivo será uma consequência disso”, explicou.

Possíveis temas para a Redação

Para Zacarias, o sucesso na Redação pressupõe que os alunos estejam conscientes sobre temas de atualidades. “Além de assimilar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, é essencial que o candidato possua um entendimento sobre questões sociais, culturais, políticas e econômicas que impactam a sociedade. A prova de Redação exige que o aluno desenvolva uma argumentação fundamentada”, comentou.

Ao falar sobre possíveis temas para a redação deste ano, o professor Zacarias é cauteloso, mas sugere algumas áreas com potencial de abordagem. “A realidade educacional no país, como a evasão escolar, a juventude sem escolaridade, acessibilidade e as condições de trabalho dos profissionais da educação são questões que vejo como pertinentes. Não descarto também o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho ou até mesmo questões ambientais, que continuam sendo relevantes e sempre têm chance de aparecer”, finalizou o docente.