Ceará
16.06.2021A Secretaria da Educação (Seduc) adquiriu 265 kits de robótica com o objetivo de incrementar as possibilidades de aprendizagem de estudantes em escolas de tempo integral da rede pública estadual. A ação busca fortalecer a formação técnico-profissional dos jovens, possibilitando-lhes uma preparação introdutória para o mercado de trabalho. Ao todo, serão distribuídos 135 conjuntos de equipamentos para as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) e outros 130 para Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI).
O kit de robótica educacional é constituído por mais de 750 peças, que permitem a realização de atividades em grupo, explorando diferentes áreas do conhecimento, como ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. As montagens podem resultar em robôs com e sem motorização, automatizados ou não, com peças plásticas encaixáveis, que não dependem do uso de ferramentas. Todos os itens apresentam compatibilidade mecânica e eletrônica.
Kayki Martins, de 17 anos, cursa a 2ª série na EEMTI Casimiro Leite de Oliveira, em Pacatuba, e tem planos de se tornar engenheiro mecânico. Interessado em todas as áreas do conhecimento, o jovem revela ter como disciplinas favoritas Física e Biologia. Seguindo esta inclinação, ele acredita que os kits irão instigar os estudantes a terem uma visão diferenciada a respeito da robótica.
“O fato de conseguir dar vida a algum tipo de máquina é fascinante. Olhar engrenagem por engrenagem, encaixar cada peça em seu devido lugar, ver que o projeto funcionou, isso é extraordinário. Quem nunca tentou, não sabe o que está perdendo. No século em que vivemos, ter conhecimento sobre o que você usa é bastante importante. Saber que podemos melhorar nosso aprendizado, adicionando mais uma matéria com utilidade prática no dia dia, é satisfatório para todos”, aponta Kayki.
Nicoly Oliveira, de 15 anos, faz a 1ª série do Ensino Médio técnico em Informática na EEEP José Maria Falcão, em Pacajus. A afinidade maior pelas disciplinas ditas de Humanas, como História e Sociologia, não a impedem de também ter o desejo de aprender mais sobre o campo da tecnologia.
“Creio que vai nascer um novo mundo de ideias e de criatividade a partir desta experiência. Fiquei muito animada e feliz com a novidade de poder ter acesso à robótica. A tecnologia é algo sempre presente em nossa vida, e ter um conhecimento mais avançado sobre ela nos abrirá portas, não só no campo intelectual, mas também no profissional”, considera Nicoly.
Em cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) haverá uma formação voltada aos professores, para que conheçam melhor as possibilidades de utilização do produto e saibam explorá-las devidamente junto aos alunos. As Regionais estão organizando seus próprios cronogramas formativos.
Engrenagens, rodas, motores, sensores, cabos, bases e demais peças, além de uma unidade de controle do tipo arduino, são alguns dos artigos que compõem o kit. Além disso, o material é constituído por dois livros, sendo um direcionado aos professores, e outro aos estudantes.
No material instrutivo para os orientadores, encontra-se uma proposta de projeto didático que relaciona os kits com conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e temas transversais. Também são indicados os critérios de avaliação para aferir a aprendizagem dos alunos.
No livro para os estudantes, há instruções teóricas com o objetivo de facilitar a compreensão da robótica enquanto ferramenta para a construção do saber. Desta forma, os jovens poderão refletir sobre a relevância das habilidades relacionadas à área, entendendo a conexão entre os princípios e fundamentos desta ciência e as atividades do dia a dia, e fazendo da robótica um conhecimento para a inovação.