Estudantes da rede estadual de Pernambuco realizam sonho de ingressar no ensino superior público

Pernambuco

30.01.2025

Com o anúncio dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio 2024, diversos estudantes da rede estadual de Pernambuco celebraram a conquista do sonho de ingressar em uma universidade pública. Muitos desses jovens, que antes viam o acesso ao ensino superior como um desafio distante, agora têm a oportunidade de transformar as suas vidas, com o apoio fundamental de suas escolas e professores.

Uma história de superação que emociona vem de Macaparana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Samuel Severino, ex-aluno da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professora Benedita de Morais Guerra, foi aprovado no curso de Direito na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Nascido em uma cidade pequena e com poucas oportunidades, Samuel enfrentou desafios imensos para alcançar o seu objetivo. Desde cedo, dividiu o tempo entre os estudos e o trabalho na roça para ajudar no sustento da família. Apesar das dificuldades, o jovem nunca perdeu de vista o sonho de ingressar no ensino superior. A dedicação dele foi reconhecida pelos professores da escola, que ofereceram total apoio para que ele superasse as barreiras que surgiam ao longo do caminho.

“Os professores sempre me apoiaram e incentivaram a estudar cada vez mais. Sou grato por ter pessoas tão dedicadas. Sou o primeiro da minha família a entrar em uma universidade. Tenho um irmão de seis anos e espero que daqui a uns anos ele esteja entrando na universidade também. Vou incentivá-lo bastante”, relata Samuel.

A gestora da Erem Professora Benedita de Morais Guerra, Laudiceia Farias, é só orgulho e emoção. “Estou muito feliz ao ver o menino da roça, que trabalha para ajudar no sustento da família, conquistando o seu espaço na universidade. Muitas pessoas questionavam o que ele fazia numa escola, achando que deveria se dedicar apenas à roça. Mas ele nunca desistiu. Agora, vamos continuar acompanhando”, relata a professora.

Outro exemplo de sucesso vem da Escola Técnica Estadual (ETE) Almirante Soares Dutra, localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife. A jovem Irys Oliveira conquistou o primeiro lugar entre as escolas públicas para o curso de Fisioterapia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela também tem a sua história marcada pela dedicação e apoio da unidade escolar.

“Estou muito feliz por ter conseguido a vaga na universidade que sempre sonhei. Só tenho a agradecer à equipe da escola, que sempre me apoiou, não apenas a mim, mas a todos os estudantes. Fui monitora no terceiro ano, o que foi essencial para minha trajetória. Esse apoio foi determinante para o meu sucesso”, conta Irys, com extrema felicidade.

A gestora da ETE Almirante Soares Dutra, Jaidete Soares, exalta o compromisso de todos da escola com a educação para a transformação social. “Nossos jovens possuem o direito inalienável a uma educação pública e de qualidade. O Governo do Estado de Pernambuco busca garantir esse direito e estamos logrando êxito”, pontua.

Em Limoeiro, no Agreste, Filipe Silva, concluinte do ensino médio na ETE José Humberto de Moura Cavalcanti, conquistou o sonho de ingressar no curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE). Conhecido por sua dedicação e foco, o jovem sempre foi um estudante discreto, mas com um objetivo claro: alcançar a excelência acadêmica. 

Ele conta que, além de felicidade, o sentimento é de muita gratidão à equipe docente da ETE, que o acolheu para além dos conteúdos pedagógicos. “Eu me sinto muito feliz e realizado de poder entrar no curso que eu desejei. Uma equipe ótima de professores sempre me ajudou no que puderam. Para muito além de apenas assuntos escolares, também pude encontrar pessoas incríveis e que eu posso chamar hoje de amigos“, relata.

“Todo o apoio e incentivo recebidos pela família, pelos amigos e pela nossa escola foram importantes para que Filipe realizasse essa conquista, que nos deixa transbordando de alegria“, comemora a gestora da ETE, Karina Falcão.