Roraima
18.06.2024O aluno Jonathas Lima Nunes, da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral José de Alencar, em Rorainópolis, foi o grande vencedor da edição 2024 do Programa Jovem Senador e representará o Estado de Roraima na etapa nacional em Brasília.
Glenda Naiane Ribeiro, da Escola Estadual Monteiro Lobato, ficou em 2º lugar, e Bárbara Taliny dos Santos, do Colégio Estadual Militarizado Carlo Casadio, ficou em 3º lugar. Ambas receberam certificados de participação.
O tema de 2024 foi “Os 200 anos do Senado e os desafios e o futuro da democracia” e contou com a participação de estudantes de todo o país, oriundos da rede pública de ensino. Em Roraima, além de Jonathas, mais nove escolas receberão certificados de participação do Programa pelo bom desempenho nas redações.
“A Seed parabeniza e agradece as escolas que participaram do concurso de redação do Senado Federal, do programa Jovem Senador”, disse a coordenadora do Programa em Roraima, Maria Nilda Araújo Lima.
O Programa Jovem Senador realiza anualmente um concurso de redação que visa incentivar a educação política e cidadã entre estudantes do ensino médio da rede pública. Cada ano é proposto um tema específico, que serve como critério de seleção e participação para a etapa estadual, seguida pela etapa nacional.
Para a seleção das redações vencedoras, as escolas enviam os textos à Seed, que escolhe três selecionados na etapa estadual, e destes, um é selecionado para a etapa nacional. Em Roraima foram registradas 1.709 inscrições.
Os primeiros colocados de cada estado vão a Brasília para vivenciar o funcionamento do Poder Legislativo do Brasil. Durante a semana de vivência legislativa, todas as despesas serão custeadas pelo Senado Federal, e os alunos participarão das sessões com os senadores.
Entrega do Passaporte
Jonathas recebeu um passaporte informando sobre a sua vitória, um notebook e uma placa comemorativa com seu nome, que será afixada no mural da escola. Para desenvolver o seu texto, Jonathas, que é aluno da 3ª série do ensino médio, pesquisou as ideias que queria defender na sua redação.
“Chegando às conclusões necessárias, parti para o desenvolvimento, que usei para explicar como o problema proposto no tema da redação acontecia, com suas consequências, e na última etapa do estudo, desenvolvi a solução para não prejudicar a democracia”, disse o estudante.
O aluno, que pretende cursar medicina, relatou que trabalhar com o tema foi interessante porque tratou do futuro da democracia no Brasil, contextualizando o processo desde o início. “Achei, de certa forma, divertido fazer a redação, porque eu precisava buscar informações sobre o passado da história do Senado e ao mesmo tempo falar sobre a atualidade e como elas afetam o futuro da democracia”, refletiu.
Os outros nove colocados na redação do Programa Jovem Senador receberão seus certificados em entrega que será realizada na Seed, nos próximos dias. Abaixo, a relação das escolas com redações destacadas no Programa Jovem Senador 2024:
1º Lugar - Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral José de Alencar (Rorainópolis)
2º Lugar - Escola Estadual Monteiro Lobato
3º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Carlos Casadio
4º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena
5º Lugar - Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Professora Maria das Dores Brasil
6º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Elza Breves de Carvalho
7º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Presidente Tancredo Neves
8º Lugar - Escola Estadual Indígena Lino Augusto da Silva (Boa Vista Rural)
9º Lugar – Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges
10º Lugar – Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Borges (Pacaraima)
JORNALISTA: Layse Menezes
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed