Rio de Janeiro
05.07.2024Alunos da rede estadual de ensino que integram o Programa Jovem Repórter fizeram a cobertura, nesta segunda-feira (1/07), da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo do G20, na Bolsa de Valores do Rio, no Centro. Durante o dia, os estudantes puderam aprender mais sobre técnicas jornalísticas e entrevistaram representantes brasileiros e delegações de diversos países do setor turístico. O encontro fez parte dos eventos preparatórios para o G20, principal fórum de cooperação econômica internacional, que acontecerá em novembro no Rio de Janeiro.
– A presença de nossos jovens repórteres nesses eventos é muito importante para ampliar não só o conhecimento técnico, mas também essa aptidão, esse projeto de vida, que já se constrói para a carreira profissional de cada um. É o máximo ver nossos alunos assumindo esse papel de liderança, e isso vai ser um diferencial muito grande para todos eles – afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Durante a reunião, o Grupo de Trabalho discutiu práticas para promover o desenvolvimento do turismo sustentável. Entre as ações, foram debatidos temas como a qualificação profissional e a capacitação com foco na cooperação internacional e no fortalecimento das instituições multilaterais. No final, os alunos gravaram reportagens e entrevistas com os participantes.
– Estar aqui hoje é um sentimento de gratidão e de novos horizontes. Pelo menos para mim, como moradora de periferia, nunca tinha imaginado participar de algo de tamanha proporção internacional – disse Ketlly Nascimento, de 17 anos, da 3ª série do Ensino Médio do Ciep 218 Ministro Hermes Lima - Intercultural Brasil-Turquia.
O turismo desempenha um papel fundamental na economia global, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB) e a geração de empregos. Em 2022, o setor representou 7,6% do PIB mundial e empregou quase 296 milhões de pessoas. O trabalho deste grupo do G20 tem o intuito de buscar orientações sobre o financiamento do turismo e os bancos multilaterais, visando fortalecer o setor como um vetor de desenvolvimento socioeconômico.
– Sonho em trabalhar na área de Comunicação Social. Aprender em um dos maiores eventos do mundo é algo indescritível. Vou levar essa experiência para sempre – contou Júlia Moura, estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Eliane Martins Dantas - Intercultural Brasil-Alemanha, após ter a oportunidade de adquirir conhecimento com profissionais da área.
A proposta do Programa Jovem Repórter G20 é qualificar estudantes das escolas bilíngues e interculturais da rede estadual para atuação em eventos do Governo do Estado e do próprio G20. Durante a reunião de cúpula mundial, em novembro, eles produzirão conteúdo para diversas mídias, acompanhando vários encontros paralelos. A ideia é que, com uma linguagem mais jovem e dinâmica, possam popularizar o debate sobre temas como meio ambiente, saúde, energia, segurança alimentar e educação.
– A iniciativa do Governo do Estado do Rio é excelente. Colocar o estudante no G20 é colocar o G20 dentro da casa das pessoas. Ninguém melhor do que um jovem para tirar a gente de nossa zona de conforto. Eles estão lendo tudo relacionado ao evento e estão produzindo conteúdo do jeito deles, e esse é o objetivo do encontro, traduzir nossos conceitos e trazer para a realidade de todos – comentou o coordenador de Comunicação do G20 no Brasil, Carlos Alberto Júnior.
Fotos: Ellan Lustosa - Seeduc-RJ