Jornal “A Hortinha”, com base em vivência prática na horta escolar, é lançado na EE Weimar Torres

Mato Grosso do Sul

01.07.2025

Na Escola Estadual Weimar Torres, localizada no distrito de Guaçulândia, em Glória de Dourados, os alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental estão vivenciando uma atividade pedagógica especial que une práticas de produção de texto e conceitos matemáticos aliados ao protagonismo estudantil.

A ação está sendo desenvolvida pela professora Caroline, com apoio do PCPI (Professor Coordenador de Práticas Inovadoras) João Ricardo Chiodi, e resultou na criação da primeira edição do jornal escolar A Hortinha”. A atividade teve início com uma aula prática na horta da escola, onde os alunos observaram as 12 culturas já implantadas, como alface, cebolinha, couve, rúcula, repolho, entre outras.

O ponto alto foi uma entrevista conduzida pelos próprios estudantes com o PCPI João Ricardo, que está explicando o funcionamento da horta: desde o preparo do solo até os cuidados com a irrigação e a colheita. As perguntas foram elaboradas coletivamente em sala de aula, estimulando o olhar investigativo e a escuta ativa.

Com base nas informações coletadas e nas observações em campo, a professora Caroline está coordenando a produção do jornal  A Hortinha”, que reúne textos, ilustrações, desafios e pequenos relatos feitos pelos próprios alunos. A publicação se consolidou como um importante instrumento de produção de textos e matemática, além da valorização das experiências reais no processo de aprendizagem.

“A proposta nasceu da necessidade de melhorar os processos de ensino e de aprendizagem em matemática e Língua Portuguesa de forma significativa, promovendo o protagonismo dos alunos e o trabalho colaborativo. O jornal é resultado de projeto desenvolvido pelo PCPI, através em seu plano de ação, sob o acompanhamento da CRE 5 e que une teoria, prática e criatividade”, explica o professor João Ricardo.

A professora Carol destaca que a horta escolar é um espaço privilegiado para a aprendizagem: “Além de trabalharmos noções de nutrição, conseguimos despertar nos alunos o interesse pela investigação, pela escrita, pela comunicação e matemática de forma prática”.

A coordenadora pedagógica Neoci Ferreira, coloca que é fundamental incentivar o estudante a desenvolver seu aprendizado em escrita, leitura e matemática e melhorar os índices da Escola, sendo assim toda prática estimuladora é bem vinda.

O projeto é totalmente aprovado pela diretora Eliane Milani e Silva Rodrigues que entende a horta como uma ferramenta motivadora para os estudantes, pois “oferece a oportunidade de aprender de forma divertida, ajudando a resolver habilidades como a resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe. Ademais, conceitos linguísticos e matemáticos são desenvolvidos”, menciona.

A iniciativa está fortalecendo o compromisso da EE Weimar Torres com metodologias ativas que promove um ensino de qualidade através da associação de conceitos com atividades práticas na escola do campo. O jornal A Hortinha terá novas edições ao longo do ano, abordando temas variados relacionados ao cotidiano da horta, alimentação saudável, cuidados com o meio ambiente e sempre associados às produções em Língua Portuguesa e Matemática.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.