Jogos de integração movimentam escola com esporte, cultura e protagonismo estudantil em Roraima

Roraima

27.11.2025

A Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto, no bairro Santa Luzia, em Boa Vista, está realizando durante esta semana a 2ª edição dos Jogos de Integração Vandinha, projeto pedagógico e esportivo que envolve cultura, pesquisa, atividades temáticas e competições entre estudantes dos turnos da manhã e tarde. 

Criado há 15 anos, o evento ganhou força ao longo do tempo e hoje se tornou uma das ações mais aguardadas pela comunidade escolar. A coordenadora pedagógica da unidade, Cassandra Cezário Oliveira, explica que a proposta nasceu durante o período da Copa do Mundo, unindo esporte e aprendizagem, e se transformou em um trabalho contínuo ao longo dos anos, na escola. 

“É uma semana especial, um momento em que os alunos têm a oportunidade de conhecer cada país, cada continente, sua cultura, suas comidas típicas que estão sendo representadas e nos dias seguintes participam dos jogos”. 

O projeto cresceu e incorporou novas práticas. Iniciou-se com o vôlei e o futsal, e foram acrescentados o xadrez e a queimada. Os alunos se divertem, interagem e aprendem. 

Sobre o projeto 

O idealizador da iniciativa, professor Allan Jorge Carvalho de Oliveira, relembra como tudo começou, quando o projeto ainda se chamava ‘Copa Vandinha’. 

“O Copa Vandinha surgiu para ajudar os professores em suas múltiplas atividades escolares, conseguimos colocar em prática projetos excelentes, nessa época. Aproveitamos a euforia da Copa do Mundo, pesquisamos formatos e criamos algo que unisse a parte física e a pedagógica”. 

A proposta foi que os alunos representassem países, pesquisando cultura, idioma, geografia, culinária e histórico nas Copas. As salas temáticas deram origem a apresentações que passaram a integrar a programação anual. 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed