JEBS 2024 Equipe de futsal da comunidade indígena Canauanin vence equipe de Santa Catarina no jogo de estreia

Roraima

29.09.2024

O time de futsal feminino da Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete, da comunidade indígena Canauanin, município do Cantá, estreou com o pé direito nos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) 2024.

As roiraimenses enfrentaram o time de Santa Catarina, um dos favoritos da competição, e venceram com o placar de 6 X 3. De acordo com o professor Raimundo Moraes, que acompanha a equipe, esta é a primeira vez que o time vence os jogos escolares estaduais e participa de um campeonato nacional.

"A equipe, no primeiro ano, já foi campeã estadual e veio para um campeonato nacional e surpreendeu. Logo no início o jogo foi nervoso, pegaram um a zero, depois conseguirem virar o placar para dois a um, terminamos o primeiro tempo dois a dois, e no segundo tempo, depois de uma conversa com a equipe, elas melhoraram muito e vencemos de seis a três", explicou o professor. 

Entre os destaques da equipe, a pivô do time, Manuela, e a que joga na posição fixo, Thayla. Neste domingo, dia 29, à tarde, as roraimenses enfrentam a equipe do Distrito Federal.

O time de futsal masculino do Colégio Estadual Militarizado Professora Maria Nilce Brandão perdeu o primeiro jogo para a equipe de São Paulo.

Outros resultados da Delegação de Roraima

A dupla masculina de vôlei de praia Ayron e Paulo, do Colégio Estadual Militarizado Tancredo Neves, também venceu o primeiro jogo contra a equipe de Pernambuco por dois sets, parciais 21x11 e 21x10. O técnico responsável é o professor Roberval Mendonça. Já as meninas Sophia e Marjori, do Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias, enfrentaram a equipe de Minas Gerais, mas não conseguiram a vitória.

No basquetebol, a equipe masculina do IBR (Instituto Batista de Roraima) e o time feminino da Escola Estadual Euclides da Cunha não venceram nos jogos de estreia.

JEBS 2024

Os Jogos Escolares Brasileiros são uma realização da CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar). O Governo de Roraima garantiu a participação dos atletas disponibilizando 170 passagens. Outras 48 passagens foram liberadas pela CBDE. A competição reúne cerca de 8 mil alunos-atletas de todo o Brasil na faixa etária dos 12 a 14 anos.

JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab

FOTOGRAFIA: Elksandra Gonçalves