Mato Grosso do Sul
15.12.2022No segundo semestre, por meio da Unidade Curricular “Escrita e Elaboração de Livro”, estudantes da Escola Estadual Reynaldo Massi, de Ivinhema, publicaram uma obra com poemas relacionados ao município, intitulado “Brincando com Poesias”.
Na unidade curricular foi possível expor aos estudantes a importância de ser autor, mobilizando-os nas diferentes linguagens e práticas culturais na busca pelo conhecimento em relação à produção de poesias de maneira criativa e autoral.
O trabalho com a escrita proporciona aos educandos estabelecer relação entre teoria e prática na produção de textos autorais individuais e coletivos, exercendo protagonismo com respeito a diversidade de saberes, identidades e culturas, uma vez que “todo homem é o arquiteto de seu próprio destino” como dizia Salústio, um dos grandes escritores e poetas da literatura latina.
Etapas da construção
As professoras Rosely Pigosso e Paula Juliana Rodrigues Avalo orientaram 78 estudantes dos períodos matutino e vespertino sobre as etapas de construção de uma obra como: escrita, revisão, edição e diagramação. Reiteram que para a edição do livro foi realizado um trabalho de muito envolvimento com a disciplina.
“No início do semestre realizamos um diálogo com os educandos sobre qual possível tema poderíamos retratar no livro e, então, em conjunto com nossos alunos, nos veio a ideia de falar sobre nossa querida cidade. Os discentes se organizaram em duplas e identificaram características singulares do município de Ivinhema/MS para construir a obra em gênero poético”, lembra professora Rosely.
Noite de autógrafos
No dia 01 de dezembro foi realizada a noite de autógrafos, o evento contou com a presença de docentes, autoridades locais e familiares dos alunos.
O estudante Mateus Carminati Meurer (2º ano) diz que se inspirou em Manoel de Barros, dando asas à imaginação e “pensando além de tudo”. A atividade de escrita volveu a criatividade que estava adormecida dentro de si, sentiu muita emoção ao escrever a poesia sobre o “Galpão das Artes” .
A Juliane Marcon, mãe do estudante Enzo Marcon (1º ano) relatou que achou muito interessante, a atividade proporcionou maior interação entre alunos de diferentes anos e contribuiu com o crescimento pessoal de todos.Sentiu muito orgulho do filho que além de escrever uma poesia, foi autor do desenho da capa do livro.
As professoras enfatizam que a escrita protagonista da presente obra lhes permitiu evidenciar aos alunos que escrever é “liberdade de voar num horizonte qualquer, liberdade de pousar onde o coração quiser”, segundo Cecília Meireles. E ainda complementam com a concepção de Manoel de Barros que “tudo aquilo que nos leva a coisa nenhuma e que não pode vender no mercado como, por exemplo, o coração verde dos pássaros, serve para a poesia”.
Toda a equipe pedagógica parabeniza os estudantes e as professoras pela belíssimo trabalho da unidade curricular.
Adersino Junior, SED/MS