ENEM
25.06.2019O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, que verifica o nível de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio das escolas em todo país.
O Enem existe desde o ano de 1998 e até o ano de 2017 o MEC divulgava o ranking das escolas melhores classificadas no Exame, mas por ter gerado uma acirrada concorrência entre as escolas de ensino médio, levando algumas a preparar alunos especificamente para a prova, o MEC resolveu parar de divulgar o ranking geral do país, estados e municípios, mas continua divulgando os dados de forma genérica no portal do Inep.
Em busca de melhores classificações ano a ano, a atual administração estadual tem investido fortemente em Aulões em todo Estado voltado aos alunos do Ensino Médio, preparando os estudantes para esta importante prova e que vai medir, no futuro, os índices de aprendizagem desenvolvidos pelas escolas de Rondônia.
Pelos resultados obtidos na avaliação, a Secretaria de Estado da Educação parabeniza as escolas e aos professores dos terceiros anos, que se dedicaram para alcançar os objetivos propostos em 2018.
As escolas podem consultar na página do Inep em qual área do conhecimento o desempenho foi melhor e em qual precisa melhorar e, assim, focar neste ano para que os resultados sejam melhores.
Em Rondônia, as dez melhores instituições públicas foram a Escola Tiradentes I, em Porto Velho; Cãndido Portinari (Rolim de Moura); Alejandro Yague Mayor (Ji-Paraná); Manuel Bandiera (Colorado do Oeste); Marechal Rondon (Vilhena); Heitor Vila Lobos (Ariquemes); João Bento da Costa (Porto Velho); Juscelino Kubitschek de Oliveira (Alta Floresta); Jhon Kennedy (Porto Velho); Aluizio Ferreira (Rolim de Moura).
Em Porto Velho, as dez melhores escolas classificadas foram o Colégio Tiradentes, Marcelo Cândia Subsede I, João Bento da Costa, Major Guapindaia, Brasília, Carmela Dutra, Barão do Solimões, Ulisses Guimarães, Jhon Kennedy e o Ceeja Pe. Moretti.