Nova Governança do Consed
30.06.2016No primeiro dia da II Reunião Ordinária do Consed, em 2016, realizada em Aracaju, os secretários de Educação puderam conhecer o resultado do trabalho, após 9 meses, de implementação da nova governança do Consed. O relatório foi realizado pelo Instituto Natura sob a coordenação da gerente de Implementação do Planejamento Estratégico do Consed, Carolina Ilidia, juntamente com o diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad.
O planejamento estratégico do Consed foi elaborado pelos secretários da Educação e definiu a agenda estratégica de atuação do Conselho, que fortalece o papel institucional a frente das políticas públicas do Brasil. A nova governança assegurou alinhamento entre o planejamento e a execução de iniciativas estratégicas. Os papéis e responsabilidades da equipe do Consed foram ajustados de acordo com novo propósito de atuação do Conselho. Grupos de trabalho foram montados para atuar nas seis iniciativas estratégicas do Consed, que são: Financiamento da Educação; Tecnologia e Inovação; Avaliação da Educação Básica; Gestão Escolar; Base Nacional Curricular Comum; e Ensino Médio.
“O maior foco em promoção de políticas públicas resultou em maior volume derepresentações. O Consed expandiu o impacto institucional da sua atuação e sedimentou sua influência nas políticas públicas de educação. O empenho dos secretários, dos técnicos das Secretarias e, em especial, do secretário, Eduardo Deschamps, tem sido fundamental para o sucesso dos trabalhos”, afirma Carolina.
Para concluir o processo de implementação do planejamento estratégico, juntamente com a secretária Executiva, Nilce Rosa da Costa, foram implantadas duas novas áreas no Consed: Diretoria Institucional e Escritório de Projetos. Para coordenar e acompanhar os grupos de trabalho dentro do Consed foi dada posse ao ex-secretário de Estado do Rio de Janeiro, Antônio Neto, como diretor Institucional e a nova gerente de Projetos, Thais Soares. “Vamos fortalecer o trabalho do Consed ainda mais. Este novo modelo foi pensado para dar suporte a todas as Secretarias de Estado da Educação do Brasil. Sem a participação ativa dos secretários não conseguiremos entregar o trabalho como queremos”, destaca Neto.
De acordo como presidente do Consed e secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, essa é uma das reuniões mais esperadas. “Terminamos uma etapa importante da governança e estamos fazendo uma transição fundamental para o andamento dos grupos de trabalho. O Consed tem conseguido influenciar muito mais a política pública educacional. Temos sido constantemente demandados pelo MEC para discutir os próximos passos da educação brasileira, o que é um reconhecimento ao trabalho que está sendo desenvolvido”, finaliza.