Rio Grande do Norte
06.05.2024A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC-RN), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (UNDIME), realizou nos dias 2 e 3 de maio o II Ciclo Formativo da RENALFA, parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O evento foi concebido para fortalecer a articulação das políticas públicas voltadas para a alfabetização no território potiguar, através de uma estrutura de governança sistêmica.
A RENALFA, que visa garantir o direito à alfabetização em colaboração interfederativa, envolve 48 articuladores regionais e 167 articuladores municipais em todo o estado. No segundo ciclo formativo, os 48 articuladores regionais participaram de treinamentos que serão posteriormente replicados para os articuladores municipais, fortalecendo a implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
No primeiro dia, realizado no Cemure, a abertura contou com a presença de importantes gestores, como Cleonice Cleusa Kozerski, secretária adjunta de Educação do RN, Euba Reis, secretária executiva da UNDIME-RN, e Glauciane Pinheiro, coordenadora de Desenvolvimento Escolar (CODESE). Elas foram acompanhadas pelas professoras Elaine Sobral, Denise Maria de Carvalho Lopes, e pelas articuladoras estaduais Simone Cortez de Farias e Nazineide Brito, que também é subcoordenadora do ensino fundamental da SEEC.
"Este é um momento significativo no nosso esforço contínuo para garantir a alfabetização de todas as crianças no Rio Grande do Norte. Com essa política de alfabetização, estamos não apenas implementando ações públicas eficazes, mas também construindo uma forte rede de colaboração entre o estado e os municípios. Cada profissional envolvido é essencial nesse processo, pois são eles que levam nosso compromisso para as comunidades, garantindo que as práticas e estratégias de ensino sejam aplicadas de maneira eficaz e inclusiva em cada canto do nosso estado", afirma Cleonice Kozerski, secretária adjunta.
O segundo dia, realizado no auditório Angélica Moura, reuniu especialistas da PARC, do Caed, e da Associação Bem Comum para aprofundar temas como a Avaliação Diagnóstica de Fluência Leitora no 2º ano em 2024. Hylo Leal e Isabella Monteiro (PARC/Associação Bem Comum) e Franciele dos Santos (CAEd) conduziram sessões técnicas que visaram aprimorar a capacidade dos educadores locais na avaliação de leitura e escrita.
Além disso, outros assuntos importantes para a implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foram abordados, incluindo a gestão e governança das políticas educacionais, cursos de formação continuada para profissionais do Ensino Fundamental, capacitação de professores da Educação Infantil e a Política Territorial de Alfabetização de Crianças do RN (Pró-Alfa RN).
A realização do II Ciclo Formativo da RENALFA reflete o compromisso do estado em assegurar a alfabetização plena de todas as crianças, fortalecendo uma rede colaborativa entre as esferas estadual e municipal. A parceria entre a SEEC-RN e a UNDIME reafirma a importância da articulação para garantir a formação de uma geração alfabetizada e preparada para os desafios do futuro.