"Hoje o Ensino Médio é fortemente subjugado pelo Enem", afirma presidente do Consed

Ensino Médio

07.07.2015

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem impactado o ensino médio de todo o Brasil. Hoje, menos de 30% jovens do ensino médio optam pelo ensino superior e os outros "70% dos jovens ficam negligenciados em relação ao que é desenvolvido no ensino médio em todo o país”, afirmou Eduardo Deschamps, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação duranteo Seminário "Reformulação do Ensino Médio", realizado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta quarta (07/07), em Brasília. 

Eduardo Deschamps entende que o Enem tem sido colocado na prática como "um modulador do currículo do ensino médio". Para ele "subjugando as demais possibilidades do ensino médio e transformando-o em apenas um momento de passagem para a universidade".

O secretário Eduardo Deschamps apontou que precisamos de uma reformulação profunda no ensino médio, que não fique apenas nos caminhos propedêuticos, mas que seja garantida a diversificação e a flexibilidade fundamentais para a melhoria do ensino médio.

Para Deschamps a partir desta mudança, que se atenda de forma qualificada não apenas os 30% que seguem para a universidade, mas que se assista aos outros 70% dos nossos jovem que anseiam por uma educação profissional e tecnológica voltada para as necessidades do mercado de trabalho.

Base Nacional Comum

Eduardo defendeua prioridade máxima para a definição da Base Nacional Comum, que tem prazo definido pelo PNE até 2016. "O Consed considera que não basta reformular o Ensino Médio, sem antes definir a Base Nacional Comum que impactará não apenas no currículo, mas na forma da gestão da escolar, na formação de professores, na elaboração do material didático", disse. 

Projeto de Lei de Reformulação do Ensino Médio

O presidente do Consed disse que o momento é único na história do Brasil para definirmos uma Base Nacional Comum. E diante deste contexto, Deschamps fez uma solicitação aos parlamentares da Comissão da Educação que aguardassem o desenrolar das discussões sobre a Base Nacional Comum, para só então formatar em definitivo o projeto de Lei que propõe a Reformulação do Ensino Médio.

Justificando o pedido, atestando que "o currículo é algo dinâmico" e também por fazer parte do conteúdo do PL, que aborda a questão curricular do Ensino Médio, sendo necessário que seja respeitada a definição da Base Nacional Comum - BNC.

Seminário "Reformulação do Ensino Médio"

O Seminário conta com expositores representantes de áreas específicas dos seguintes órgãos afetos à área de Educação: Ministério da Educação - MEC; Conselho Nacional de Educação CNE; Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED; União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES; Tribunal de Contas da União - TCU; Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE; Movimento Todos pela Educação; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior – ANDIFES; Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE; Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República; Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – CONIF.