Rio Grande do Sul
01.03.2023As inscrições para o HackaTchê, maratona de inovação promovida pela Secretaria da Educação do RS, seguem até o dia 10 de março. A iniciativa, voltada aos estudantes e professores do Ensino Médio da rede estadual, visa estimular a conexão da criatividade à tecnologia, ao explorarem soluções para o dia a dia das escolas.
PARA SE INSCREVER, CLIQUE AQUI
Edital HackaTchÊ (.pdf 181,86 KBytes)
A primeira edição do HackaTchê, realizada em 2022, contou com a participação da equipe da Escola Padre Antônio Sepp, do município de São Miguel das Missões, entre as finalistas. Atualmente, cursando o 2º ano do Ensino Médio na instituição de ensino, o aluno Pedro Munareto destaca que a experiência de participar de um evento permitiu desenvolver sua capacidade de organização e trabalho em equipe. “Aprendi que é necessário planejamento para poder criar melhor as coisas, e não se prender em apenas uma única ideia”, explica.
A professora, Nilva Kraemer, orientadora da equipe, celebra os impactos positivos para o crescimento pessoal dos jovens envolvidos nas atividades. “O HackaTchê é um enorme aprendizado, toda a troca de experiência entre alunos e mentores trouxe uma bagagem para a vida toda, eles amadureceram muito, destaca”. Ainda, conforme a docente, após este evento a turma participou de outras competições, como a Copa Robótica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), e do Rackaschool da Faculdade Santo Ângelo (FASA), onde ficaram em 1º lugar na etapa regional e na 5ª posição na etapa final, despertando o interesse das duas universidades no trabalho dos alunos.
Segundo um dos finalistas, Elvis Gonçalves de Souza, da Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops, localizada em Sinimbu, o HackaTchê foi um divisor de águas para despertar o interesse dos estudantes na escolha das suas profissões. “Estou fazendo um curso para me tornar gestor de projetos, já sou gestor dos meus próprios projetos, mas quero me profissionalizar ”, enaltece. Ainda, conforme Elvis, ter estado no South Summit Brazil foi definido como “mágico”, pois já conhecia a magnitude do evento, um dos principais do mundo no segmento. “Lá tivemos a oportunidade de conhecer pessoas que são de relevância e nos inspiram, como o governador Eduardo Leite, a secretária de Educação, Raquel Teixeira e sua adjunta Stefanie Eskereski, além da gestora do projeto, Naomy Oliveira”, comemora.
Como realizar a inscrição para participar do HackaTchê 2023
Até 10 de março, as escolas poderão submeter um projeto selecionado internamente para sua respectiva Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Posteriormente, as CREs definirão o projeto selecionado em nível regional e encaminharão o indicado para a Comissão Organizadora da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), que decidirá os seis projetos finalistas do Estado.
As atividades com as equipes finalistas ocorrem entre os dias 27 e 28 de março na PUCRS. No dia 29 de março, ocorre a grande final, com a apresentação do trabalho no palco do South Summit, na Capital.
Calendário do HackaTchê Seduc RS
23/2 – Lançamento do edital
23/2 a 10/3 – Etapa Escola
17/3 – Anúncio dos finalistas
21/3 – Alinhamento com finalistas
27 e 28/3 – HackaTchê na Tecnopuc
29/3 – Apresentação final no South Summit
South Summit
O South Summit é um evento internacional com foco em inovação e tecnologia. O evento busca ser um espaço de referência que molda o futuro por meio de iniciativas como o incentivo ao empreendedorismo, o protagonismo juvenil e a criatividade.
O evento é reconhecido como uma plataforma para fomentar conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores, gerando resultados e negócios. A iniciativa, criada pela Spain Startup, em 2012, está sediada em Madrid e estende sua rede de conexão para o resto do mundo.
O South Summit Brazil 2023 acontece de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento.
Para mais informações, acesse: https://www.southsummit.com/