Tocantins
27.01.2025Com o objetivo de aprimorar o processo educacional da rede estadual de ensino e discutir as ações para o ano letivo de 2025, que terá início no dia 3 de fevereiro, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deu início, nesta segunda-feira, 27, à Formação Continuada para todos os profissionais de educação.
A Formação Continuada integra o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), no eixo de Formação dos Profissionais da Educação.
O evento ocorre de forma híbrida, com transmissões pelo canal oficial no YouTube (TV Seduc). A programação se estende até esta terça-feira, 28, com as atividades teóricas realizadas no período da manhã e, à tarde, os profissionais participam da metodologia de Estudo Dirigido, aplicada em cada unidade escolar.
O titular da Seduc, professor Fábio Vaz, participou da abertura da formação e destacou que o momento é de crescimento na Educação do Estado. “Nesse momento de formação inicial do ano letivo de 2025, estamos com os professores em seus ambientes escolares. É um processo de formação conjunta. Precisamos acreditar na promoção de um trabalho mais qualificado. Com certeza teremos um ano de muitas vitórias, com muitos projetos como o Avança Mais; o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração dos professores e principalmente por estarmos em ano de avaliação para a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, pontuou o secretário.
Programação
Além da fala do secretário Fábio Vaz, o momento inicial da formação contou com a apresentação do Calendário Escolar e da Proposta Pedagógica para 2025. Em seguida, a professora Rosaura Soligo proferiu a palestra Territórios Educativos e a Formação Integral do Sujeito.
Para Rosaura Soligo, o tempo que o estudante passa na escola é uma potência formativa. “A pessoa que tem a oportunidade de passar pela escola por 15 anos, se essa escola possui um Projeto Político-Pedagógico articulado, que reflita as entregas dos educadores e funcione como um espaço não apenas de registro, mas de vivências, a potência formativa da escola é muito grandiosa. A dimensão social da nossa profissão é o que nos permite encontrar soluções para os problemas", destacou.
Visitas
Após sua participação on-line, o secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, realizou visitas a unidades escolares de Palmas, onde conversou com professores do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, do Colégio Esportivo Cívico-Militar Santa Rita de Cássia, Escola Estadual de Tempo Integral Elizângela Glória Cardoso, Escola Estadual Márcia Barbosa Castro e da Escola Estadual Vale Do Sol.
Programação para esta terça-feira, 28
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins