Governo do Tocantins realiza formação com foco na avaliação de desempenho dos servidores da Educação

Tocantins

12.02.2025

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realiza nesta quarta-feira, 12, a formação voltada para a melhoria do instrumento de avaliação de servidores do quadro de profissionais da educação. A condução dos trabalhos, que ocorreu na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, foi realizada pelo Movimento Profissão Docente.

A ação conta com as parcerias do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Movimento Profissão Docente. O público-alvo são a Gerência de Formação e Desempenho, a Superintendência de Educação Básica, a Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal e a Superintendência de Educação Científica, Tecnológica e Profissional. 

Entre os assuntos trabalhados destacam-se conceito de sistema de gestão de desempenho e desenvolvimento; o que é importante avaliar, além de atividades práticas de como avaliar por trilhas: avaliar por quais instrumentos. Durante as atividades, os participantes discutiram e simularam ações voltadas para situações reais de aplicação de instrumentos avaliativos.

A gerente de Avaliação e Desempenho, da Seduc, professora Zuleide Corrêa Reis, destaca o objetivo da ação. “Estabelecer uma nova política de avaliação de desempenho para os profissionais do magistério. Atualmente, a avaliação ocorre por meio do preenchimento de formulário, mas a partir desse novo modelo avaliativo, que estamos estudando e elaborando, queremos propor uma nova política de avaliação de desempenho”, pontuou.

A formadora Márcia Giupatto, coordenadora de Gestão de Desenvolvimento e Desempenho, do Movimento Profissão Docente, pontua sobre os impactos da avaliação para servidores e para a aprendizagem. “O maior interessado no sistema de avaliação é o professor. Dessa forma, é possível ver de que modo a prática docente pode impactar na aprendizagem dos estudantes. Com uma medição de qualidade válida e confiável, os professores e o sistema de ensino vão ter um parâmetro das condições que foram dadas aos professores, bem como daquilo que se observa como práticas que geram melhor aprendizagem”, destocou.

A professora Kyldes Vicente, pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, da Unitins, comentou sobre a avaliação. “Falar em avaliação de desempenho é pensar em toda a nossa formação como professor. Seja ela acadêmica, metodológica ou continuada. Isso tudo é importante para nossa carreira e para a melhoria dos índices de aprendizagem da nossa educação básica”, concluiu.

 

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira /Governo do Tocantins

Seduc/Governo do Tocantins