Tocantins
11.09.2025O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), apresentou o Programa Avança Mais durante o Encontro de Programas Alinhados à Trajetória de Sucesso Escolar (TSE), realizado no âmbito do Seminário Nacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O evento, iniciado na terça-feira, 9, em Brasília, teve como foco a troca de experiências sobre iniciativas bem-sucedidas e a discussão de estratégias para garantir o direito à aprendizagem dos estudantes nessa etapa de ensino.
A assessora da Gerência de Ensino Fundamental da Seduc, Cláudia Senária Gomes de Morais, apresentou o Avança Mais, lançado em janeiro deste ano e que tem como meta assegurar a equidade e a qualidade no processo educacional, minimizando os déficits de aprendizagem e reduzindo a distorção idade-série nas escolas estaduais. Em 2025, o programa deve atender cerca de 17 mil estudantes em todo o Tocantins.
Presente no seminário, a gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Fabrícia Martins, ressaltou a relevância da iniciativa. “O Tocantins tem um dos programas mais recentes em comparação com outros estados. Foi perceptível o olhar de admiração dos participantes diante do nosso cuidado com os estudantes. Há programas mais antigos que atendem menos alunos, enquanto o Avança Mais já demonstra impacto significativo”, afirmou.
Programa Escola das Adolescências
Também no seminário foram discutidas as ações de cada estado sobre o Programa Escola das Adolescências, coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB). Criado em julho de 2024, o programa busca construir uma proposta inovadora de organização curricular e pedagógica, conectada às diferentes formas de viver a adolescência no Brasil e fortalecendo a escola como espaço acolhedor.
As atividades do seminário se estenderam pelos dias 10 e 11, incluindo encontros de programas alinhados a trajetórias de sucesso escolar do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Entre eles, o Encontro da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola das Adolescências, realizado nesta quinta-feira, 11.
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins