Governo do Estado realiza formação continuada de professores das Escolas Cidadãs

Paraíba

22.11.2016

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) realiza, durante toda semana, a quarta formação continuada das escolas cidadãs integrais. A capacitação, fruto de parceria com o sistema STEM Brasil reúne 60 professores está ocorrendo desde esta segunda-feira (21) e vai até sexta-feira (25), na Escola Estadual Técnica de João Pessoa, em Mangabeira. O objetivo é auxiliar os professores nas práticas pedagógicas de sala de aula na área de Ciências Exatas (matemática, física, química e biologia), visando auxiliar os alunos na sala de aula.

Para o presidente da Comissão Executiva de Educação Integral da SEE, Gabriel Souza Gomes, essa é uma formação importante para o profissional que vai usar os materiais de laboratório, adquiridos recentemente pelo Estado, e que pode inovar com materiais alternativos, existentes na própria unidade de ensino. “Além disso, a formação faz com que o profissional adquira novas práticas de laboratório que permitem que o aluno faça a ligação entre a teoria e a prática, entre o que o estudante vê em sala e como ele pode tornar isso prático no laboratório”, reforçou.

Atualmente, a Paraíba possui oito escolas cidadãs, nas cidades João Pessoa, Bayeux, Mamanguape, Santa Rita, Campina Grande, Itabaiana e Itaporanga, número que será ampliado, no próximo ano, para pelo menos 20 unidades.

Escola Cidadã – O modelo de escola pública implantado na Paraíba, com a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral) atende aos planos estadual e nacional de Educação. O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida. No caso da Escola Cidadã Integral Técnica, o modelo é parecido com o da Escola Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos técnicos, que visam a formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.

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