Rio de Janeiro
10.10.2019O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), e o Instituto Oi Futuro renovaram, por mais cinco anos, a parceria para oferta de cursos técnicos no Colégio Estadual José Leite Lopes, que integra o Núcleo Avançado em Educação (Nave).
A equipe do governador Wilson Witzel foi recebida pelos alunos. Ele conversou com os estudantes e, junto com o secretário de Educação, Pedro Fernandes, conheceu os laboratórios, salas de aula, espaços interativos e midiáticos da escola e, também, participou de um Desafio de Conhecimentos Literários.
Além do governador e do secretário de Educação, o evento contou a presença do secretário de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues; da diretora do Colégio Estadual José Leite Lopes, Karla Andrade; do presidente da Oi, Eurico Teles; e da presidente do Oi Futuro, Suzana Santos.
– Estamos promovendo uma verdadeira virada de jogo na Educação, que não recebia investimentos consistentes há décadas. Estamos ampliando o número de escolas em tempo integral, colocando cursos técnicos, melhorando os laboratórios das unidades de ensino com computadores novos e, agora, já orientei ao secretário Pedro Fernandes que realize eventos para captar talentos entre os alunos da rede estadual e fomentar seus projetos, por meio de parcerias ou de startups, para que nossos estudantes possam estar cada vez mais aptos ao mercado de trabalho – declarou Wilson Witzel.
O Colégio Estadual José Leite Lopes oferta Ensino Médio profissionalizante em tecnologia de multimídia e é fruto da parceria entre a Secretaria de Educação e o Instituto Oi Futuro. A escola funciona em horário integral e oferece cursos de Multimídia e Programação de Jogos Digitais. Os estudantes concluem o Ensino Médio com uma formação profissional e aptos a ingressar no mercado de trabalho. Além de obterem formação técnica, são incentivados a desenvolver o espírito empreendedor e a estabelecer conexões profissionais. Em 2009, o Nave foi eleito pela Microsoft como uma das 32 unidades de ensino mais inovadoras do mundo.
– O Nave será modelo para que a gente possa expandir esta experiência e proporcionar aos jovens de todo o estado a possibilidade de estudar em uma escola de referência e diferenciada, como o Colégio Estadual José Lopes Leite. Portanto, com todo o suporte do governador, já lancei o desafio para que as equipes da Seeduc possam iniciar o processo de expansão deste modelo e já estamos buscando parcerias para isto – disse o secretário de Educação, Pedro Fernandes.
De acordo com o presidente da Oi, Eurico Teles, a renovação da parceria é uma demonstração de que o Nave é muito importante no desenvolvimento da educação no estado do Rio de Janeiro.
– O Nave trouxe para o estado do Rio de Janeiro uma nova metodologia de ensino e de aproveitamento das capacidades e aptidões dos alunos. A Oi e o Oi Futuro acreditam no poder dessa parceria para a formação dos jovens para a economia criativa no estado – destacou.
O Núcleo Avançado em Educação é um programa de Ensino Médio Integrado e Profissional desenvolvido pelo Oi Futuro com a proposta de unir o ensino de uma escola pública a cursos técnicos profissionais de tecnologias digitais.
– O Oi Futuro tem um orgulho enorme de contribuir com a formação dos alunos do Nave e também com toda a comunidade da área de educação, através da sistematização das práticas de ensino desenvolvidas pelos educadores do programa. Acreditamos no potencial de expansão desse modelo, e a renovação do convênio por mais cinco anos só reforça o trabalho que o instituto vem desenvolvendo junto com a escola – finalizou a presidente do Oi Futuro, Suzana Santos.