Governo do Amapá realiza acolhimento de estudantes durante aplicação das provas do Enem no estado

Amapá

10.11.2025

O Governo do Amapá realizou neste domingo, 9, o acolhimento dos estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Escola Estadual Zolito Nunes, em Macapá. A ação fez parte das atividades da Central do Enem, projeto que oferece suporte pedagógico e emocional aos candidatos antes e durante as provas.

Nesta edição, o Enem contabilizou 33.193 inscrições de amapaenses, um aumento de 8,49% em relação a 2024. Ao longo de 2025, o Governo do Estado promoveu aulas gratuitas em 13 escolas-polo, atendendo alunos concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual, com aulas no contraturno e reforço nas principais áreas de conhecimento exigidas pelo Exame.

Equipe da Seed realizou uma ação especial na Escola Zolito Nunes, em Macapá

Equipe da Seed realizou uma ação especial na Escola Zolito Nunes, em Macapá

Foto: Evandro Vilhena/Seed

Sandra Casimiro, secretária de Estado da Educação

Sandra Casimiro, secretária de Estado da Educação

Foto: Evandro Vilhena/Seed

A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, destacou que o apoio aos estudantes vai além do conteúdo das provas.

“O Governo do Amapá acredita que a preparação para o Enem precisa ser completa. Por isso, além das aulas e revisões, oferecemos um espaço de acolhimento e incentivo. Queremos que cada aluno entre na sala de prova confiante, sabendo que o Estado acredita no seu potencial”, afirmou.

A estudante Samella Cynthia, 19 anos, que participou das aulas da Central do Enem e realizou a prova na Escola Zolito Nunes, contou que o acolhimento ajudou a aliviar o nervosismo.

“Foi muito bom ser recebida com palavras de incentivo. Estudei o ano todo com o apoio da Central e hoje me senti preparada e tranquila para fazer o Enem”, disse.

Candidata do Enem Samella Cynthia, de 19 anos

Candidata do Enem Samella Cynthia, de 19 anos

Foto: Sharlot Sandim/Seed

Mudança de local de prova em Santana

A Seed informou que as provas do Enem que seriam aplicadas na Escola Estadual Francisco Walcy Lobato Lima, em Santana, foram remanejadas para a Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco, no mesmo município. A mudança foi necessária devido a serviços de manutenção elétrica no prédio da unidade original. A alteração atinge somente os candidatos inicialmente alocados na Escola Francisco Walcy.

Estudantes e candidatos foram acolhidos na entrada do local de prova

Estudantes e candidatos foram acolhidos na entrada do local de prova

Foto: Evandro Vilhena/Seed

Enem no Bailique

O Governo do Amapá garantiu estrutura para a aplicação das provas do Enem no arquipélago do Bailique, assegurando que os candidatos não precisassem se deslocar até a capital. 172 estudantes realizam o exame na Escola Estadual Cláudio dos Santos Barbosa, marco importante de inclusão educacional e acesso às oportunidades de ensino superior.