Acre
27.09.2023A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) está realizando um curso de formação inicial e continuada destinado aos assistentes educacionais e professores mediadores que atuam na rede estadual de ensino.
As aulas estão sendo ministradas de modo híbrido, online e presencial, com dois encontros em setembro. Nesta segunda-feira, 25, foram realizadas em Senador Guiomard. Profissionais já foram atendidos em diversos municípios, incluindo Porto Acre, Bujari, Acrelândia e Plácido de Castro. Além disso, está prevista, para outubro, a formação que deverá alcançar os servidores das regionais do Alto Acre, Tarauacá-Envira e Juruá.
A ação é conduzida pelo Departamento de Formação e Assistência Educacional, em parceria com a Educação Especial, e tem como objetivo aprimorar a qualidade do atendimento aos alunos da Educação Especial, respeitando suas singularidades e diversidades, promovendo a interatividade e interdisciplinaridade nas salas comuns do ensino regular.
A formação visa à articulação de conhecimentos pedagógicos com os técnicos e especializados, aliados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às diretrizes para a formação dos professores.
A iniciativa deve atender 738 assistentes educacionais e 1.723 professores mediadores. Para muitos profissionais, como a professora Maria Elisete Bernardino, que acompanha crianças autistas, a formação representa “um enriquecimento de conhecimentos” e a preparação para enfrentar novos desafios na área.
Albanir Maia, formador da SEE, ressalta a importância da ética profissional no trabalho com a Educação Especial, destacando que, além do conhecimento, “é fundamental saber como lidar com os alunos, suas famílias e professores da sala de aula”.
Texto e foto: Clícia Araújo