Governo de SC recolhe mais de 100 caminhões de materiais inservíveis das escolas estaduais

Santa Catarina

16.07.2025

O Governo de Santa Catarina tem intensificado o recolhimento de materiais inservíveis nas escolas estaduais de todas as regiões do Estado desde 2023. Em junho, a Secretaria de Estado da Educação (SED) recolheu 103 caminhões desses materiais nas unidades escolares. As retiradas são feitas durante todo o ano, com o objetivo de manter as escolas organizadas e torná-las ambientes cada vez mais agradáveis e propícios para uma aprendizagem de maior qualidade. 

“O recolhimento destes materiais é um trabalho essencial para garantir conforto à comunidade escolar. Nossos estudantes, professores e gestores precisam de um ambiente propício e agradável para que seus desempenhos sejam os melhores possíveis. É isto que queremos e já estamos proporcionando”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Além do zelo com as escolas, o recolhimento de materiais inservíveis preza pelo cuidado com o meio ambiente. A preservação do ambiente escolar, o armazenamento em locais adequados e a separação da madeira e metal são preocupações constantes em dias de recolhimento.

Anteriormente, os objetos passam por uma análise criteriosa para verificar se podem ser reutilizados. A medida, que valoriza a organização e a limpeza do ambiente escolar, vai ao encontro da chegada de novos mobiliários nas escolas, melhorando ainda mais as condições de estudo.

Neste sentido, foi feita a renovação de diversos itens para dar mais conforto e qualidade a todos que frequentam as unidades escolares da rede estadual de ensino. Mais de 1,8 milhão de materiais foram adquiridos e entregues nas escolas entre 2023 e 2025. Entre eles, estão conjunto-aluno (mesa e cadeira), mesas de refeitório, mobiliário para bibliotecas, balcões, armários, quadros brancos, utensílios de cozinha, notebooks e projetores.