Governo de Roraima firma parceria com a Funai para atender escolas da Terra Yanomami

Roraima

28.11.2025

Na manhã desta sexta-feira, 28, o Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), firmou uma parceria com a Força Tarefa da Funai (Fundação Nacional do Povos Indígenas). O objetivo é fortalecer o atendimento educacional para estudantes de escolas localizadas em área de voo na Terra Indígena Yanomami. 

O coordenador da Força Tarefa, Ivo Macuxi, foi recebido pelo secretário adjunto de Gestão do Sistema Educacional da Seed, Edson Mendonça, para alinhar as atividades que serão executadas por meio da parceria. 

“É uma parceria muito importante que vem nos ajudar na logística de distribuição tanto de kits escolares, insumos, merenda, nessa região Yanomami, principalmente a região de área de voo. Então nós recebemos hoje o Ivo, que é o chefe da Força Tarefa que se comprometeu a inserir dentro dos voos que a Fundação faz rotineiramente dentro da terra Yanomami, o transporte dessa merenda”, explicou o secretário Edson. 

Ele reforçou o compromisso do Governo de Roraima em fazer com que todas as escolas estaduais sejam atendidas de forma plena, incluindo as indígenas localizadas em áreas de difícil acesso. 

“É uma preocupação do Governo do Estado e da Secretaria de Educação, fazer com que essa merenda chegue para que os alunos tenham segurança alimentar garantida, para que eles assistam às aulas de forma digna, de forma segura, com kit de material escolar, com fardamento, com a merenda de qualidade, com estrutura adequada”, finalizou. 

Ivo Macuxi explicou que a Força Tarefa é fruto de um Termo de Execução Descentralizada entre a Funai e a Fiocruz e que atualmente, possui 78 profissionais atuando. 

“A gente tem essa Força Tarefa de Desenvolvimento Sustentável da Terra Yanomami, que é uma parceria com a Fiocruz e viemos falar com o secretário Edson para saber se poderíamos fechar a parceria e aproveitar melhor os recursos públicos, principalmente recurso federal, para encaixar nos voos que temos semanalmente, algum material para atender as comunidades indígenas da Terra Yanomami, tanto a merenda escolar, material didático e equipamentos”, afirmou. 

Parceria atenderá o ano letivo 2026 

A parceria contemplará as escolas da Terra Indígena Yanomami já no ano letivo de 2026. Segundo o Censo Escolar, a rede estadual possui 22 escolas indígenas na região, que juntas atendem 1.284 estudantes. 

A Força-Tarefa atende com voos semanais enviando suprimentos para as regiões de Auaris, Surucucu, Sauba, Alto e Baixo Mucajaí, Missão Catrimani e Ericó.

Com a parceria, a Seed aproveitará essa logística para enviar gêneros alimentícios, kits de fardamento escolar, materiais didáticos e pedagógicos, a fim de atender as instituições indígenas localizadas em áreas de difícil acesso de forma integral e regular. 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed