Educação do Piauí realiza lançamento da Missão Educacional Singapura para professores da rede estadual

Piaui

29.01.2025

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, anunciaram, nesta quarta-feira, 29, no Palácio de Karnak, o lançamento da Missão Educacional Singapura. A iniciativa tem como objetivo o aprimoramento técnico e pedagógico de gestores e professores da rede pública estadual por meio de um intercâmbio com o Instituto Nacional de Educação (NIE) do país asiático.

“Isso é o resultado concreto das missões que realizamos, especialmente a que fizemos no ano passado em Singapura. Nossos professores irão com o compromisso de replicar essa metodologia em toda a rede estadual. Singapura é referência no Pisa, exame que avalia o desempenho dos alunos em diversos países, e queremos nos tornar um modelo de educação no Brasil, nas Américas e no mundo”, afirmou Fonteles.

A missão ocorrerá entre os dias 6 e 12 de abril. A comitiva contará com 30 integrantes, incluindo gestores e professores de diferentes áreas e níveis. O Secretário Washington Bandeira destacou o processo de seleção dos participantes.

“No ano passado, tivemos um intercâmbio de alunos com a participação de alguns professores. Agora, realizaremos um programa específico para educadores. Singapura tem uma das melhores educações do mundo, e levaremos gestores e docentes que se destacaram no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e no programa Gestão da Aprendizagem para que possamos continuar avançando”, afirmou Bandeira.

Durante a missão, os educadores participarão de uma formação no Virtual Learning Centre (VLC), além de conhecer estratégias de liderança e gestão escolar, inovação pedagógica, suporte acadêmico e socioemocional, construção de escolas resilientes e uso de tecnologia no ensino.

“É indescritível a sensação de participar dessa missão após 38 anos dedicados à educação no Piauí. Sair do meu estado para conhecer de perto um dos sistemas educacionais mais qualificados do mundo é uma grande oportunidade. Quero absorver o máximo de conhecimento e contribuir para que o Piauí também tenha uma história de sucesso na educação”, afirmou Sula Maria, coordenadora de Ensino da 5ª Gerência Regional de Educação (GRE) de Campo Maior.