investimento
30.03.2021Nesta segunda-feira, 29, o governador Renan Filho e o secretário de estado da educação Fábio Guedes assinaram as ordens de serviço para construção de sete novas escolas da rede estadual. O investimento é de 30 milhões de reais e vai beneficiar as cidades de Limoeiro de Anadia, Maragogi, Olho d'água do Casado, Pilar, Rio Largo, Roteiro e Taquarana.
As escolas têm um modelo padrão, estabelecido pelo FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Todas contam com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, salas de informática, de grêmio estudantil, de professores, da diretoria e da coordenação escolar. São contempladas, ainda, com laboratórios, refeitório, cozinha, banheiros, quadra coberta e campo society.
"Estamos executando o maior ciclo de obras da educação, da história de Alagoas. São 46 obras, no total, com um grande volume de investimentos. Isso está sendo possível, também, pela parceria com os municípios, que estão doando os terrenos. Isso permite que o Estado possa, cada vez mais, chegar à todas as partes, com educação de qualidade", reforça Renan.
As obras já estão licitadas e com autorização para execução. A partir de agora, as construtoras entram em contato com as prefeituras, para preparação do canteiro de obra e contratação de mão de obra local, fomentando o desenvolvimento do município e fortalecendo a economia de Alagoas, mesmo no período de pandemia. No total, as obras devem gerar cerca de 5 mil empregos diretos.
"Esses investimentos são robustos e preparam Alagoas para o pós-pandemia e para o futuro. Em 2020 sofremos silenciosamente, para poder entender e enfrentar a crise na seara da educação. Já em 2021 e 2022, conseguimos suplantar grandes desafios e ainda vão vir muitos investimentos para contratação de pessoal - pelo novo concurso para contratação de 3 mil novos professores – e num segundo momento, para área técnica e administrativa; além do plano de cargos e carreiras”, destaca o secretário Fábio Guedes.
Novo pacote de investimentos
Durante a assinatura das ordens de serviço, no Palácio do Governo, Renan Filho ainda antecipou informações sobre o próximo pacote de investimentos para a educação, orçado em aproximadamente 2 bilhões de reais. Essa deve ser a maior injeção de recursos na área, em todo o Brasil.
O projeto contempla a construção de 200 novas creches, de Centros de Educação Integral (Ceis) e de novas escolas. Inclusive, unidades de nível fundamental, para suporte aos municípios. Além disso, será implantada uma estratégia de pagamento (bonificação) para alunos que concluírem os ciclos escolares, com o objetivo de reduzir a evasão escolar e estimular a volta à sala de aula para elevação do ensino.