Gestores e adjuntos/assistentes escolares participam de evento de acolhida em Caruaru

Pernambuco

27.09.2024

Os gestores e adjuntos/assistentes de gestão recentemente designados para atuar nas escolas da Rede Estadual de Ensino participaram, nesta quarta-feira (25), de um evento de acolhida no Centro de Convenções SENAC, em Caruaru. O encontro também teve como objetivo promover debates sobre práticas de gestão, além de traçar metas para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes. Esta terceira acolhida contemplou as Gerências Regionais de Educação (GREs) Agreste Centro Norte, Agreste Meridional – Garanhuns, Mata Centro, Vale do Capibaribe, Sertão do Moxotó e Sertão do Alto Pajeú, contando com mais de 530 gestores.

A primeira parte do evento contou com uma cerimônia de boas-vindas, com a presença da governadora Raquel Lyra e do Secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, além de gerentes regionais, gestores, assistentes, secretários executivos, gerentes da SEE e autoridades. Houve também uma palestra de Pilar Lacerda, pesquisadora e especialista na área de educação e membro do Conselho Nacional de Educação. 

O secretário de Educação e Esportes citou a relevância do trabalho dos gestores e assistentes de gestão. “Esse é um momento de celebrar a importância da liderança educacional. Vocês, na verdade, são quem implementam, ao lado dos colegas professores, as políticas públicas educacionais”, ressaltou Schneider.

A governadora Raquel Lyra falou sobre o propósito do evento. “O objetivo de reunir gestores e adjuntos de nossas escolas é ter alinhamento de estratégia, propósito e fixação das nossas metas. Nós temos um time de gestores prontos para continuar trabalhando para melhorar a educação de Pernambuco”.

Ainda no encontro, os gestores participaram de uma pauta formativa, que referenciou as competências e práticas esperadas para o exercício da gestão escolar. No período da tarde, o encontro foi dedicado a pactuar as metas de desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes com as GREs e as escolas.

SELEÇÃO

A acolhida é voltada para os gestores e adjuntos/assistentes de gestão selecionados em um processo seletivo de 2023, instituído pela Portaria SEE Nº 4090, que visava preencher 897 vagas para gestores escolares e 897 vagas para assistentes de gestão. Na primeira fase da seleção, foi realizada uma análise de mérito, na qual os currículos dos candidatos foram avaliados de forma minuciosa. Apenas aqueles que atenderam aos critérios estabelecidos avançaram para a etapa seguinte.

Na segunda etapa, os candidatos apresentaram e defenderam seus Planos de Trabalho, sendo avaliados pelo desempenho demonstrado. A escolha final dos gestores foi feita entre os três profissionais que mais se destacaram em cada escola, assegurando a seleção dos melhores para o cargo. As nomeações foram formalizadas nos meses de julho e agosto deste ano, dando início a uma nova fase na gestão escolar da Rede Estadual.