Piaui
06.02.2024“Foi a minha primeira formatura, o dia mais importante da minha vida até aqui, e sei que representa um divisor de águas”, celebrou Santiago Gonçalves Silva, de 36 anos, durante a solenidade de formatura do Curso Técnico em Enfermagem da Unidade Escolar Professor James Azevedo, que ocorreu no Theatro 4 de Setembro, no Centro de Teresina, na última quinta-feira (1º).
Santiago faz parte do grupo de 80 estudantes concludentes dos Cursos Técnicos em Enfermagem, Administração, Agente Comunitário de Saúde EJATEC e PROEJA, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, no turno noturno, no ano letivo de 2023.
Aprovado no Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2024), Santiago tem mais um motivo para celebrar: vai continuar os estudos no Ensino Superior. Ele conta que o apoio da mãe, Raimunda, foi fundamental para que pudesse vivenciar essa nova etapa.
“Além de celebrar a minha formatura no Curso Técnico de Enfermagem, fui aprovado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Já tive a oportunidade de trabalhar em uma escola municipal e vi que o ambiente educacional, especialmente com crianças, me faz muito realizado. Meu sonho é contribuir para mudar a vida de outras pessoas por meio da educação, assim como minha mãe acreditou em mim”, conclui o estudante.
O Gestor da EJATEC (Noite) da Unidade Escolar James Azevedo, Antônio Carmos Bezerra, explica que a turma de formandos possui estudantes de diversas faixas etárias, desde os 18 anos aos 60 anos de idade.
“São jovens e adultos que compõem uma turma muito engajada e comprometida com as ações de ensino e aprendizagem promovidas pela escola. Estamos entregando novos e competentes profissionais à sociedade. Tenho certeza de que a educação deu um novo significado à vida deles, trazendo mais qualidade de vida e transformação social. Esse momento da formatura é uma celebração de um ciclo importante com a presença dos familiares e amigos, que também se envolvem nesse processo”, comentou.
A solenidade contou com entrega dos canudos aos alunos vestidos de becas, os juramentos dos alunos, discursos das autoridades pedagógicas que compuseram a mesa de honra, sessão de fotos e uma celebração com a presença dos familiares dos alunos, professores e toda a comunidade escolar.
Educação de Jovens e Adultos – O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca que a Seduc está investindo na ampliação da oferta de cursos profissionalizantes para todas as modalidades de ensino, inclusive para a Educação de Jovens e Adultos.
“A EJA resgata a dignidade das pessoas que por algum motivo tiveram que deixar a escola e a aprendizagem na idade certa comprometida. Com o Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico esses estudantes estarão conectados ao mundo do trabalho, gerando mais emprego e renda”, comenta o gestor.