Alagoas
26.09.2019Texto de José Arnaldo
Entender sobre a evolução do homem, do universo e o avanço das tecnologias aliado ao dia a dia das pessoas, como transporte, entretenimento e saúde. Esses e outros assuntos foram pesquisados e apresentados pelos estudantes das quatorze turmas de ensino médio e fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho, que está funcionando no Cepa. O projeto, que envolveu alunos e professores, teve a sua culminância realizada nesta segunda-feira, 23, com exposições de materiais e os resultados obtidos durante as pesquisas.
Na equipe que pesquisou sobre a evolução do homem no universo, está o estudante da 1° série do ensino médio, Daniel Souza. Para ele, a pesquisa o fez entender mais o desenvolvimento do homem e do meio em que vive. “Nos pesquisamos sobre a origem do homem e do universo. Nosso estudo foi realizado observando as perspectivas religiosa, filosófica e científica. Não quisemos apenas trazer um lado, uma teoria, mas trazer o aspecto histórico de como a evolução é tratada. Isso nos traz uma informação, uma nova forma de ver o mundo”, conclui o estudante.
Outros temas também foram tratados, como a evolução do cinema, da música, das tecnologias utilizadas no dia a dia e os meios de transportes, seja aéreo ou terrestre. Para a estudante Kaylanne Tenório, da 2° série do ensino médio, a linha ferroviária é o meio mais eficiente pelo custo-benefício. “A partir de nosso trabalho sobre os transportes terrestres,chegamos à conclusão de que o transporte evoluiu, mas é preciso investimentos para que essa evolução seja eficaz”, explica a aluna.
Já para o estudante Neverton Ricardo, da 2ª série do ensino médio, que tratou do avanço no transporte aéreo, o esforço do grupo foi o fator principal que possibilitou uma boa pesquisa sobre o tema. “Nós estudamos a evolução dos aviões, desde o primeiro até a aviação nos dias de hoje. Fizemos maquetes para poder explicar esse avanço que vai desde o material, velocidade, tamanho e realizando um grande desejo dos homens que era voar”, afirma Neverton.
Conhecimento - Os que possibilitaram os avanços tecnológicos, os grandes inventores, não ficaram de fora. Uma equipe se dedicou a estudar cada um deles. Com o tema “As Grandes Mentes da Tecnologia e Suas Invenções, o grupo do estudante Cauê Henrique, da 2ª série do ensino médio, analisou os impactos que essas pessoas causaram na humanidade, seja com o surgimento do carro até o lançamento foguetes com satélites.
“As coisas mudaram muito. O primeiro carro tinha três rodas, hoje é com quatro rodas movido a gasolina ou elétrico. A pessoa que mais me chamou foi atenção foi o matemático britânico Alan Turing, que desenvolveu um computador numérico que ajudou a decodificar códigos nazistas e salvou muitas vidas durante a Segunda Guerra Mundial. Avançamos bastante graças as essas pessoas”, afirma o estudante.
Orgulhosa, a gestora da escola, Damiana Melo, visitou todas as salas e ouviu atentamente as explicações dos estudantes. “A realização dessa feira de conhecimento é muito importante por envolver os alunos. Na organização e empenho eles estão de parabéns. Eles gostam desse tipo de trabalho, sentem prazer de realizar uma atividade, onde o conhecimento vai além da sala de aula. Estamos felizes pela quantidade de informação que esse projeto conseguiu levar aos estudantes”, comemora da gestora.