Estudantes se voluntariam para serem monitores de biblioteca

Espirito Santo

29.11.2021

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Professora Maria Penedo, localizado em Cariacica, desenvolve o “Projeto Estudante Monitor de Biblioteca Escolar”. Os objetivos são incentivar o hábito pela leitura e promover a manutenção e o funcionamento da biblioteca da unidade escolar.

O projeto teve início em outubro deste ano, com a publicação de um edital de processo seletivo para a escolha dos monitores. Após a seleção e divulgação dos estudantes classificados, foi realizada uma formação com orientações de como devem atuar na monitoria da biblioteca.

O diretor Luis Julián Loyola Quintana ressaltou que a biblioteca escolar desempenha um papel muito importante no desenvolvimento do processo de construção do conhecimento. “Esta ação tem o objetivo de dar suporte à escola para as atividades pedagógicas, pois coloca à disposição dos estudantes e professores materiais bibliográficos adequados aos programas curriculares e às atividades de leitura”, acrescentou.

“Entende-se também que a biblioteca propicia a formação do hábito de leitura com os projetos de leitura desenvolvidos na escola, como a divulgação de obras para a leitura, realização de atividades de dinamização da leitura, espaço de leitura, estudos de pesquisa, entre outros”, disse o gestor.

Os 38 monitores voluntários seguem uma escala e atuam entre 12h30 e 13h10, realizando empréstimos, concedendo orientações sobre o uso adequado da biblioteca e organizando o espaço. A aluna do 6º ano do Ensino Fundamental Ana Luiza Marotto Ramalho, é uma das monitoras. “Achei muito legal a ideia da monitoria, pois a biblioteca ficou ainda mais organizada. Estou gostando muito de ser monitora”, disse.

Para a coordenadora pedagógica Rachel Curto Machado Moreira, o projeto é de grande importância, pois, além de fomentar a leitura literária e de proporcionar a revitalização e dinamização da biblioteca da escola, favorece o sentimento de pertencimento por parte dos estudantes. “Eles passam a zelar mais para que a biblioteca seja um espaço vivo de leitura, pesquisa e convivência”, destacou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata